Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

Sociedade Filarmónica Alcanedense comemora 117 anos de vida

Paulo Araujo 28 Abril, 2015 0
Sociedade Filarmónica Alcanedense comemora 117 anos de vida

Fundada em Maio de 1898, por iniciativa do Padre da Paróquia de Alcanede, Reverendo João Rebelo, esta Banda recebeu a denominação de Banda Filarmónica de Alcanede.

A motivação e entusiasmo pela música transmitidos aos jovens alcanedenses pelo Pe. João Rebelo permitiu que esta se mantivesse ativa até ao seu falecimento em 1913. Sete anos passados e a banda retoma a sua atividade com o maestro Isidro Augusto da Silva em 1 de Maio de 1920.

A Banda Filarmónica de Alcanede, viria novamente a parar entre 1942 e 1945, em virtude da criação da Banda do Xartinho (lugar da freguesia de Alcanede) que contou na sua formação com músicos desta banda.

Anos mais tarde, uma nova banda viria a nascer do seio da banda de Alcanede, a banda da Gançaria (na altura lugar da freguesia de Alcanede) foi criada em 1981, por músicos daquela localidade que integravam esta banda, no entanto e graças ao empenhamento de todos foi possível manter o normal funcionamento.

Com o surgimento das “Casas do Povo”, a Banda de Alcanede passou a fazer parte da sua estrutura, adotando, então, a denominação de Banda Filarmónica da Casa do Povo de Alcanede. Mais tarde, com a extinção desta Casa do Povo, a banda criou estatutos próprios e passou a denominar-se “Sociedade Filarmónica Alcanedense”.

No dia 1 de Maio de 1998 completou o seu 100º Aniversário, celebrando anos de puro altruísmo ao serviço da música e de todos quantos a apreciam. Em reconhecimento pelo seu esforço e pela imagem de Alcanede e Santarém que a banda transmite nas suas atuações, tanto em Portugal como no estrangeiro a Câmara Municipal de Santarém atribuiu à Sociedade Filarmónica Alcanedense a Medalha de Ouro do Município.

Das deslocações ao estrangeiro destacam-se as atuações em França, nas regiões de Contréxeville e Bagnères de Luchon e no Estado de São Paulo no Brasil, no ano 2000, aquando das comemorações dos 500 anos descoberta deste país.

Em Fevereiro de 2003, participou no “I Concurso de Bandas Taurinas”, integrado na “1ª Feira do Touro”, realizado no CNEMA em Santarém, tendo obtido o 1º lugar.

A Banda de Alcanede tem em funcionamento uma Escola de Música, valência importante para aqueles que pretendem dar os primeiros passos na aprendizagem da música.

Ao longo dos anos, vários foram os Maestros que passaram pela Banda de Alcanede, entre os quais se lembram Joaquim Lopes, Simões Ribeiro, João Monteiro, João Manuel Pinote, João Vieira Crespo e, atualmente, Alberto César Carreira Lages.

A banda vai festejar entre os dias 1 e 3 de Maio o seu 117.º aniversário com um conjunto de iniciativas, destacando-se no dia 1, um jantar de gala com a atuação de Maria Teresa Azoia, Margarida Fonseca e Paulo Holandês.

No dia seguinte, logo pela manhã, realiza-se um peditório e um desfile de bandas pelas ruas da vila, à tarde haverá uma romagem ao cemitério e à noite a atuação de Esmil Brass Crew da Escola Superior de Música de Lisboa e do solista Sérgio Carolino.

No dia 3 de Maio realiza-se o concerto de aniversário com a participação da Banda de Loivos (Chaves), Banda de Alcanede e dos solistas Pedro Frazão e Bruno Pascoal.

Redes Sociais
RSS
Follow by Email
Facebook

Google+

http://comercioenoticias.pt/2015/04/28/sociedade-filarmonica-alcanedense-comemora-117-anos-de-vida/
Twitter

Gina Morais Riografica Megamaior Megamaior Riografica

Comentar »

Deve iniciar sessão para comentar.