Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

Cadaval adere a campanha “Tricota esta ideia!”

Paulo Araujo 11 Agosto, 2015 0
Cadaval adere a campanha “Tricota esta ideia!”

Iniciativa vem sensibilizar para os direitos da população idosa

O Município do Cadaval aderiu, recentemente, à iniciativa “Tricota esta ideia!”, tendo convidado instituições concelhias a darem o seu contributo na execução de uma manta gigante – símbolo de uma campanha nacional que pretende alertar para os direitos dos idosos e para o aumento dos maus tratos na terceira idade.

Dos convites dirigidos, por parte do município, a diversas instituições locais, acederam ao desafio o Centro Social Paroquial de Alguber, Centro Social Paroquial de Lamas e Cáritas Paroquial do Vilar.

No total, as três referidas entidades contribuíram com cerca de 20 quadrados para a manta gigante, elaborados pelas respetivas utentes e posteriormente confiadas à Câmara Municipal, que se incumbirá de fazer a entrega aos promotores da iniciativa.

A origem da campanha “Tricota esta ideia!”

“Tricota esta ideia!” trata-se de uma campanha de sensibilização para os direitos dos idosos, lançada em maio de 2014, que pretende consciencializar a sociedade civil para o aumento dos maus tratos na terceira idade.

Esse incremento andará associado aos constrangimentos económicos que o país atravessa, segundo defende o movimento “Juntos por Mais” – projeto de parceria de um conjunto de instituições do concelho de Oeiras.

De acordo com o “Juntos por Mais”, os maus tratos «devem ser travados com a aprovação de uma lei que enquadre a criação das Comissões de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Demência.»

A campanha “Tricota esta ideia!” preconizava, numa primeira fase, que cada particular ou instituição contribuísse com um quadrado feito em tricô (lã) – de ponto/cor livre e de tamanho 30×30 cm – para se unir posteriormente numa manta gigante.

Nessa fase inicial, a iniciativa congregou 70 instituições de todo o país, somando mais de 1200 quadrados. A primeira aparição pública da manta aconteceu nos Paços do Concelho de Oeiras, a 1 de outubro de 2014, para assinalar o Dia Internacional do Idoso, tendo no início deste ano sido também apresentada na Assembleia da República.

«Uma manta sobre rodas» constitui o tema da segunda fase deste projeto, que ganhou maior dimensão após apresentação pública. A ideia é a de que a manta possa ser apresentada aos 308 municípios do país, dando visibilidade à iniciativa.

O desafio foi, assim, lançado a instituições, escolas, empresas e privados, no intuito de contribuírem com quadrados para a manta e, paralelamente, debaterem os direitos humanos, a violência e os maus tratos relativamente aos idosos.

O projeto “Tricota esta ideia!” tem o fim previsto para outubro de 2015, no seguimento de candidatura ao Guiness World Book of Records. «Nessa altura, contaremos ter a maior manta do mundo, feita por um país inteiro», afirma a organização.

Redes Sociais
RSS
Follow by Email
Facebook

Google+

http://comercioenoticias.pt/2015/08/11/cadaval-adere-a-campanha-tricota-esta-ideia/
Twitter

FPRM Gina Morais Megamaior Riografica

Comentar »

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.