Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

Em dia de aniversário combatentes de Rio Maior ganham nova sede e monumento

Paulo Araujo 28 Setembro, 2015 0
Em dia de aniversário combatentes de Rio Maior ganham nova sede e monumento

Ontem, 27 de Setembro, no dia em que assinalou a passagem do seu 91.º aniversário o Núcleo de Rio Maior da Liga dos Combatentes, presidido por José Carlos Abadesso Santos, inaugurou a sua nova sede na Rua D. Afonso Henriques.

De seguida, a comitiva composta por inúmeras entidades civis e militares dirigiu-se para o Jardim Municipal de Rio Maior, local onde foi inaugurado o tão aguardado monumento aos combatentes riomaiorenses, construído e oferecido pela Junta de Freguesia de Rio Maior.

“Quando este desafio nos foi colocado, rapidamente percebemos que se tratava de uma situação urgente, há décadas desejada pelo Núcleo de Rio Maior da Liga dos Combatentes, pelos seus sócios e pelas famílias daqueles que pela pátria se sacrificaram”, realçou o presidente da Junta de Freguesia de Rio Maior.

Luís Filipe Santana Dias referiu ainda que “para a Freguesia de Rio Maior, foi um orgulho muito grande poder contribuir de forma ativa para o bem estar e desenvolvimento desta tão nobre instituição”.

A obra foi criada pelo projetista riomaiorense Paulo Evaristo Santos e nela se pode ler: “Este monumento pretende-se simples como simples são os Homens que honraram e lutaram pela Pátria. Esta peça escultórica evoca sentimentos fortes e recordações daqueles que combateram na Primeira Grande Guerra e Ultramar.

Traduz-se em três elementos, sendo que o primeiro representa um sentimento de perda, um vazio que vai ser preenchido pelo elemento posterior que simboliza as lembranças, a saudade e o amor à Pátria. Ambos os elementos têm uma espessura de treze centímetros, número que simboliza os treze anos da Guerra Colonial.

O cubo caído desta peça, pretende representar todos aqueles que pela Pátria deram o seu bem mais valioso, a própria vida. A face polida que suporta o brasão da Liga dos Combatentes pretende representar a suavização que esta entidade proporciona a todos aqueles que ainda atualmente sofrem com as consequências da guerra. A vida emergente no espaço resultante da queda deste cubo pretende representar o renascer de uma sociedade, proporcionado por todos aqueles que por ela se sacrificaram”.

Para além do Presidente da Junta de Freguesia de Rio Maior e do projetista do monumento, que o concebeu a título gratuito, usaram ainda da palavra nesta cerimónia, o Presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes de Rio Maior, José Carlos Abadesso Santos, o vogal da direção da Liga Central dos Combatentes, José Eduardo Varandas, a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, e o Rev. Padre Diogo, pároco de Rio Maior, que abençoou o monumento.

Para completar este dia festivo realizou-se ainda uma missa solene em memória de todos os combatentes riomaiorenses falecidos e um almoço convívio que decorreu num dos restaurantes da freguesia de Rio Maior.

IMG_2529IMG_2535  IMG_2539IMG_2547 IMG_2548IMG_2549 IMG_2550IMG_2554 IMG_2555IMG_2563 IMG_2567IMG_2568 IMG_2569IMG_2570

Redes Sociais
RSS
Follow by Email
Facebook

Google+

http://comercioenoticias.pt/2015/09/28/em-dia-de-aniversario-combatentes-de-rio-maior-ganham-nova-sede-e-monumento/
Twitter

Gina Morais Megamaior Megamaior Riografica

Comentar »

Deve iniciar sessão para comentar.