Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

Caldas da Rainha : Atividades educativas oferecem experiências diversificadas e inovadoras

Paulo Araujo 16 Novembro, 2015 0
Caldas da Rainha : Atividades educativas oferecem experiências diversificadas e inovadoras

Nem só de inglês, música e ginástica se fazem as atividades educativas nos jardins-de-infância e escolas do 1.º Ciclo das Caldas da Rainha.

Ensinar e aprender é fundamental mas a abordagem está a mudar. O processo está a acontecer um pouco por todo o lado.

A ideia passa por promover experiências que convidem a um desenvolvimento mais profundo e pleno das crianças.

Que se conheçam melhor a si mesmas, que ganhem gosto por essa viagem ao interior de si, que ganhem confiança para experimentar e incorporem competências que depois se traduzem naturalmente em mais capacidades pessoais, inteligência emocional, sociabilidade e, consequentemente, em melhores resultados escolares.

É disso que trata o Programa @prender.mais-CR

Operacionalizado pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Agrupamentos Escolares e diversos parceiros visa “acrescentar algo mais às aprendizagens dos alunos, para além daquelas que estão definidas nos currículos em vigor”. Os resultados não podiam ser mais positivos!

A oferta é diversificada e inovadora: yoga, mandarim, desenho de cartoon, jazz, higiene postural, suporte básico de vida (socorrismo), a que se juntam a atividade psico-motora (voleibol e futebol), a sensibilização e educação ambiental, educação para a saúde, alimentação saudável…

 “O Jazz vai às escolas” …mas leva muito mais que música!

Umas das atividades integradas neste programa educativo – e que está a decorrer até ao próximo dia 26 de Novembro – “leva o jazz” às escolas do 1.º Ciclo de A-dos-Francos e Alvorninha.

Este projeto resulta de uma parceria com a CulturCaldas, entidade gestora do Centro Cultural e de Congressos das Caldas das Rainha (CCC) que promove, por esta altura, um festival de jazz na cidade, o “Caldas Nice Jazz”.

O trabalho realizado durante esta oficina permite atingir três objectivos: por parte da Câmara, intervir sobre o ambiente escolar numa perspectiva inovadora; a CulturCaldas reforça e alarga as fronteiras da criação de públicos; já a comunidade escolar desafia os alunos para o inesperado e cativa-os para uma área mais específica do espectro musical.

É a Jorge Mendonça Oliveira, músico de jazz e professor, que cabe a tarefa de orientar o exercício

“O que se tenta fazer nesta oficina é, de uma forma lúdica e sem necessariamente explicar tudo o que se está a fazer, levar os miúdos a ter um contacto prático com aquilo que são os elementos fundamentais do jazz, que possam experimentar o que é improvisar…” começa por explicar.

“Vamos desenvolvendo uma série de exercícios muito variados, desde a construção de instrumentos, a improvisação vocal e rítmica, com instrumentos, que trabalham uma série de aspectos essenciais [no jazz] mas de uma forma brincalhona”.

Para Jorge Mendonça Oliveira, mais relevante do que perceber exactamente a teoria ou os conceitos do jazz – aspectos que também são abordados – importa que “os miúdos tenham a experiência física”.

Uns gostam mais de cantar, outros de tocar; e há quem goste mesmo é do processo de construção dos inusitados instrumentos, feitos a partir de materiais tão banais como tubos, garrafas, paus de vassoura, baldes e arames…

 “O contrabalde”, feito com um balde, um pau de vassoura e um arame esticado, fascina pela sonoridade próxima do contrabaixo. De olhos fechados, quase não daríamos pela diferença!

Gisela Carvalho, professora das turmas do 3º e 4º ano da escola Básica de A-dos-Francos, não participa propriamente nos exercícios da oficina mas partilha do entusiasmo das crianças e sublinha a importância da actividade: “neste tipo de trabalho os alunos estão muito concentrados, desenvolvem capacidades auditivas, rítmicas e também de respeito pelos colegas para poderem ouvir. E isso é transversal a todas as aprendizagens que se fazem na escola. É uma mais-valia muito enriquecedora e tem sido um trabalho muito positivo a todos os níveis”.

Redes Sociais
RSS
Follow by Email
Facebook

Google+

http://comercioenoticias.pt/2015/11/16/caldas-da-rainha-atividades-educativas-oferecem-experiencias-diversificadas-e-inovadoras/
Twitter

FPRM Megamaior Riografica

Comentar »

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.