Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

“Feira dos Pinhões” vai animar vila do Cadaval

Paulo Araujo 30 Novembro, 2015 0
“Feira dos Pinhões” vai animar vila do Cadaval
Uma das feiras mais antigas e concorridas da região

O Município do Cadaval volta a promover, no feriado de 8 de dezembro, a tradicional Feira dos Pinhões, a ter lugar no habitual espaço do campo da feira. Aliado a este singular evento na região, decorrerá, na mesma data, a Festa em Honra de Nossa Senhora da Conceição, com atividades religiosas a decorrer no pavilhão municipal situado junto à feira.

Tendo em conta o feriado religioso em que decorre, a Feira dos Pinhões é também por muitos apelidada de Feira de N. Sra. da Conceição ou ainda de Feira de 8 de Dezembro.

O típico evento, que conta anualmente com muitos visitantes, voltará a reunir vários feirantes e uma multiplicidade de produtos, realizando-se entre as 08h00 e as 17h00 do mencionado dia.

As origens do tradicional evento

A sua origem perde-se no tempo, mas terá ficado conhecida por “Feira dos Pinhões” devido à quantidade de pinhoeiras que acorriam ao Cadaval, nesta altura do ano, para vender o muito apreciado pinhão e demais frutos secos, sobretudo em ocasiões festivas como o Natal.

Estas vendedoras, com seus trajes típicos e sentadas em pequenos bancos, davam cor e alegria à vila e particularmente à feira, vendendo pinhões por medida ou em fiadas.

A Feira dos Pinhões trazia, às principais artérias da vila do Cadaval, grande quantidade de população das diversas freguesias locais, dos concelhos limítrofes e de pontos mais distantes.

Muito antiga e típica, esta feira constitui ainda um acontecimento ímpar na região, seja pela quantidade de visitantes e de feirantes que continua a atrair, seja pela diversidade de artigos que continua a trazer ao concelho, atualmente ao campo da feira do Cadaval, no arranque da época natalícia.

Festa religiosa com recolha a favor de refugiados

Em paralelo com a Feira dos Pinhões, o pavilhão multiusos municipal, situado nas imediações do campo da feira, acolhe, na mesma data, a Festa em Honra de Nossa Senhora da Conceição, organizada pelas paróquias do Cadaval.

No âmbito desta celebração religiosa, realiza-se, pelas 10h15, uma procissão com saída da Igreja Paroquial do Cadaval, tendo por destino o citado recinto, onde decorrerá, pelas 11h00, a “Eucaristia em honra da Padroeira (Festa da Ave Maria)”.

Pelas 14h00, ainda no âmbito das atividades eclesiásticas, acontece a iniciativa “As Obras de Misericórdia”, por crianças da catequese do Cadaval, Vermelha e Peral. A seguir, pelas 16h30, tem lugar o evento “Consagração a Nossa Senhora da Conceição”.

Refira-se que no recinto desta celebração haverá uma tenda de oração, bem como uma banca de livros católicos pela editora Paulus. O espaço incluirá, ainda, uma campanha de recolha de roupa e de bens a favor dos refugiados, pela Cáritas Diocesana de Lisboa.

Redes Sociais
RSS
Follow by Email
Facebook

Google+

http://comercioenoticias.pt/2015/11/30/feira-dos-pinhoes-vai-animar-vila-do-cadaval/
Twitter

Desmor Padel FPRM Gina Morais Megamaior Riografica

Comentar »

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.