Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

Cadaval comemora 118 anos sobre a restauração do concelho

Paulo Araujo 6 Janeiro, 2016 0
Cadaval comemora 118 anos sobre a restauração do concelho

O Município do Cadaval celebra, no próximo dia 13 de janeiro, o 118.º aniversário da Restauração do Concelho, com um programa que reúne atividades culturais e desportivas. Do cartaz comemorativo, poderá destacar-se a inauguração de uma exposição de pintura sobre o Cadaval antigo e a apresentação de um livro que eterniza Júlio Fogaça, ilustre figura do concelho.

O hastear da bandeira, junto aos Paços do Concelho, marcará, como de costume, a abertura das comemorações oficiais do Feriado Municipal, perante a esperada presença de representantes dos órgãos municipais e de instituições locais. O içar do estandarte concelhio, marcado para as 09h30, será acompanhado pela atuação da fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval.

Pelas 10h30, o programa prevê a realização, no Parque de Lazer (junto à Biblioteca Municipal), de uma corrida de corta-mato, direcionada para a comunidade escolar, nomeadamente alunos até ao 2.º ciclo, com distâncias diferenciadas entre os 400 e os 1200 metros. A Câmara Municipal tem para oferecer, no final da prova, troféus aos três classificados de cada escalão, bem como medalhas a todos os participantes.

Exposição retratará Cadaval antigo

O Feriado Municipal prosseguirá, pelas 11h00, na Biblioteca Municipal do Cadaval, com a inauguração da exposição de aguarela “O Cadaval sob o olhar do pintor Carlos Oliveira”, constituída por cerca de 30 trabalhos que versam, nomeadamente, sobre a vila cadavalense de outros tempos.

Carlos Jorge Oliveira, natural do Bombarral e residente no concelho de Torres Vedras, é um autor autodidata que em novembro trouxe ao Cadaval, terra onde tem raízes, a exposição de desenho e pintura “Caricaturas, cartoons e homenagens a figuras públicas”.

A mostra, que agora proporciona, estará patente até dia 22 do corrente mês, no horário normal da Biblioteca Municipal – de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30, abrindo excecionalmente, também, no sábado, dia 16, das 14h00 às 17h00.

A festividade, que assinala a restauração da autonomia do município cadavalense, prosseguirá ao meio-dia, na Igreja Matriz do Cadaval, com a habitual missa em memória dos beneméritos do concelho.

Pelas 14h00, o programa inclui a disputa do Torneio de Futsal – Escalão Traquinas, a ter lugar no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, dirigido a entidades associativas do concelho ou grupos informais representantes de localidades.

Júlio Fogaça eternizado em livro

O cartaz festivo reserva para as 15h00 o regresso à Biblioteca Municipal, para apresentação do livro “Júlio de Melo Fogaça na organização comunista”, da autoria de Filomena Lopes.

Júlio Fogaça tratou-se de um cadavalense, natural de Alguber, que integrou a vida política do país nos anos 50 e 60, período retratado na publicação, tendo sido também presidente da Câmara do Cadaval na década de 70.

Sobre a autora, Maria Filomena Rocha Lopes é docente de História em diversas escolas públicas. A obra resulta do seu pós-doutoramento em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Tratando-se de uma edição de autor, o livro teve por base a pesquisa de documentos existentes na Torre do Tombo, Tribunal da Boa-Hora e Academia das Ciências.

O programa do dia do concelho terminará no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, com uma ação de entrega de prémios, cerca das 16h30, referentes ao supracitado torneio de futsal e ao torneio de sueca interfreguesias realizado recentemente.

Redes Sociais
RSS
Follow by Email
Facebook

Google+

http://comercioenoticias.pt/2016/01/06/cadaval-comemora-118-anos-sobre-a-restauracao-do-concelho/
Twitter

Gina Morais Riografica Megamaior Megamaior Riografica

Comentar »

Deve iniciar sessão para comentar.