Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

Benvinda Matias fez 110 anos

Paulo Araujo 17 Fevereiro, 2016 1
Benvinda Matias fez 110 anos

Utente do Lar de Alfeizerão é provavelmente a pessoa mais idosa de Portugal

Na passada segunda-feira, 15 de Fevereiro, Benvinda Marques Matias, assinalou a passagem do seu 110.º aniversário, sendo provavelmente a pessoa mais velha de Portugal.

Como tem acontecido de há uns anos a esta parte, o lar da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão, no concelho de Alcobaça, do qual a idosa é utente, preparou uma festa em que estiveram presentes os familiares de Benvinda Matias e também toda a comunidade da referida instituição de solidariedade social.

Benvinda Matias nasceu em 1906 em Monte Frio, no concelho de Arganil, distrito de Coimbra, residindo no lar de Alfeizerão há 10 anos.

Apesar da enorme longevidade a idosa mostra-se ainda bastante lúcida e só os problemas de audição, visão e de locomoção a incomodam. “Estou cá porque Deus quer. As raparigas e rapazes do meu tempo já morreram todos”, disse Benvinda Matias que acrescentou:  “Vivi a trabalhar muito, de dia e de noite, a roçar mato. É a trabalhar que se vence a vida”.

A D. Benvinda teve apenas um filho (falecido há 5 anos), restando-lhe agora dois netos e quatro bisnetos, que marcaram presença na sua festa de aniversário. “Estou muito feliz, mas ao longo da vida também fui amada e querida por toda a gente que me rodeava”, referiu a centenária, natural de Arganil.

Benvinda Matias revelou ainda o maior desgosto da sua vida: “Gostava de ter aprendido a ler e a escrever. Foi o maior desgosto que tive na minha vida. Os meus pais eram pobres e não podiam pagar”, desabafou a idosa.

Com cem anos fazia toda a lida da casa

Segundo Maria do Céu Matias, nora da D. Benvinda, “até aos cem anos ela cuidava de si e fazia toda a lida da casa. Cozinhava, engomava, limpava a casa e tomava banho sozinha. Sempre com desenvoltura e uma genica invejáveis. Chegava a dizer-me que eu, muito mais nova, estava pior que ela. Só que depois teve a infelicidade de cair, fraturou o fémur, e nunca mais ficou boa”, contou a nora.

Benvinda Matias vivia em Lisboa com a nora mas a tal queda, em 2005, obrigou-a ingressar num lar, neste caso o da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão.

Benvinda Matias é da idade do Sporting

Nos primórdios do século passado, na aldeia do Monte Frio, concelho de Arganil, nasceu a menina Benvinda Marques, fruto do casal Maria dos Anjos e Álvaro Marques (ambos falecidos em 1954). Nasceu no dia 15 de Fevereiro de 1906, quando em Portugal reinava D. Carlos, em regime de monarquia. Em Lisboa, nesse mesmo ano, era fundado o Sporting Clube de Portugal e o Benfica dava, então, os primeiros passos.

Cansada do árduo trabalho do campo e após ter casado com Luís Gonçalves Matias, em 1930, o casal decide partir para Lisboa à procura de melhor vida. Benvinda Matias começou por carregar fruta no mercado, mas por ironia do destino ficou viúva com apenas 35 anos de idade e com um filho pequeno para criar.

Em sociedade com um cunhado, D. Benvinda estabeleceu-se de mercearia, durante alguns anos, na Rua Alexandre Braga e orientou a vida. Viveu sempre com o filho, inclusive nos oito anos em que este residiu em Lourenço Marques (Moçambique).

Redes Sociais
RSS
Follow by Email
Facebook

Google+

http://comercioenoticias.pt/2016/02/17/benvinda-matias-fez-110-anos/
Twitter

FPRM Gina Morais Megamaior Riografica

Comentários »

Comentar »

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.