Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

Ansiedade e depressão – breve esclarecimento

Paulo Araujo 4 Maio, 2016 0
Ansiedade e depressão – breve esclarecimento

Por: Carla Ferreira – Psicóloga, Psicoterapeuta

Ansiedade e depressão são usualmente atribuídas uma à outra, sem que a relação seja efectivamente real, dado que são dois conceitos totalmente distintos.

A ansiedade resulta de algum grau de agitação, que em quantidades menores é algo perfeitamente normal na nossa vida, até impulsionador. Corresponde ao efeito produzido pela ameaça da existência de percas, por inseguranças e por medos. Todos nós a experimentamos, e quando levada ao extremo faz com que vivenciemos situações que nos transmitem receio e pânico interior. No entanto existem algumas pessoas que se sentem muito ansiosas, mesmo quando não há nenhuma causa aparente que justifique a elevada agitação. Nestes casos a ansiedade torna-se um transtorno, e pode interferir com o nosso dia a dia.

Entre os sintomas mais comuns de ansiedade, encontramos por exemplo os tremores, a fadiga crónica, as dores musculares, as palpitações, o frio, as tonturas, os pensamentos persistentes, a despersonalização e  falta de apetite, entre outros.

Por outro lado, os sintomas da depressão são mais comportamentais, muito embora possam incluir os sintomas da ansiedade. Corresponde a situações de desamparo ou de solidão efectiva.

Muitas vezes, e numa fase inicial, os sintomas da depressão podem não ser percebidos pela pessoa ou por quem está próximo dela, dai a importância de conhecê-los, por forma a agilizar uma intervenção direcionada ao problema. Normalmente existem características comuns à generalidade das pessoas com sintomatologia depressiva, como a tristeza, a angústia, a sensação de vazio, a diminuição do interesse e prazer em actividades que antes eram prazerosas. No entanto, e variando de pessoa para pessoa, há inúmeros que podem surgir, como ansiedade, isolamento, cansaço, vontade de chorar, problemas de auto-confiança, dificuldade de concentração,  sentimentos de culpa, desesperança, alterações de apetite, alterações do sono, medo excessivo e até, num estado limite, pensamentos de suicídio e morte.

É importante perceber que o facto de alguém sofrer de transtornos de ansiedade, não significa que a pessoa sofra de depressão. Nesta sequência é fácil compreender também, que  podem existir pessoas que sofrem de depressão e têm transtornos de ansiedade, assim como também podem existir pessoas que sofrem de transtornos de ansiedade, que não se encontram em estados depressivos.

O foco está no diagnóstico e adequada intervenção. Qualquer da sintomatologia necessita de intervenção adequada e consistente, por forma a possibilitar uma nova adequação à sociedade e a si mesmo, interna, externamente, e em permanente evolução.

Redes Sociais
RSS
Follow by Email
Facebook

Google+

http://comercioenoticias.pt/2016/05/04/ansiedade-e-depressao-breve-esclarecimento/
Twitter

FPRM Gina Morais Megamaior Riografica

Comentar »

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.