Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

Mindfulness

Paulo Araujo 7 Novembro, 2016 0
Mindfulness
Por: Carla Ferreira – Psicóloga, Psicoterapeuta

As crianças de hoje são muito facilmente catalogadas de hiperactivas, desinquietas, com défices severos de atenção. Crescem num mundo híper estimulado, com focos alternativos de vigilância constante, dos quais se destacam os jogos de vídeo, os telemóveis, a televisão, e os constantes apelos aos quais devem estar atentos, saltitanto incessantemente entre actividades, com pouco ou nenhum tempo para a consciência descansar, focalizar e serenar.

Ao mesmo tempo que tudo acelera, ao mesmo tempo que o mundo corre, é exigido na escola que se sentem e estejam quietas. Que aprendam sem barulho, que questionem q.b e sem demais exageros, que se concentrem na hora certa e desliguem nos tempos marcados para o efeito, ao sabor de uma monitorização constante e patológicas, muito pouco satisfatória para personalidades diversas, que num ápice se tornam num problema, a carecer de solução.

O mindfulness pode ser um recurso a aprender e a ser utilizado como adjuvante neste processo, muito antes da medicação. Já que a sociedade instabilizou o mundo e o acelerou, cabe aos técnicos de saúde mental e aos médicos a pesquisa de algumas técnicas alternativas que auxiliem os mais pequenos a concentrarem a sua atenção, a focarem-se no corpo e no que sentem, a explorar as emoções, a dirigir a atenção e a controlarem a impulsividade. Neste sentido, trabalharemos a consciência do momento presente, a capacidade de concentração e a regulação emocional, favorecendo a aptidão de controlar o stress e reduzir a frustração, num treino mental que sossegará o espírito, contrariando o exagero de estimulação, e permitindo de novo o foco no sentir.

Hoje o mindfulness é amplamente utilizado, também na psicologia, mostrando-se um forte auxiliar no trabalho com crianças consideradas hiperactivas, e que nos ajuda a caminhar para um sentido mais preventivo no que toca ao investimento em substâncias ofensivas, prejudiciais ao desenvolvimento. Os próprios professores, podem aperfeiçoar esta técnica de concentração, preciosa na hora de tranquilizar os pequenos; colocar a sala à média luz; convidá-los a sentir o corpo, a focalizar no que sentem, a descrever uma sensação; a dissertar sobre um sentimento de alegria ao receberem um presente ou ao encherem um balão, que servirá de brinquedo no recreio, já a seguir. Entre outros. Um caminho saudável e apetecível para quem gosta de educar. Muito mais produtivo do que um comprimido que salva, não os meninos, mas as tarefas educativas mecânicas, de quem se propôs ensinar.

 

Redes Sociais
RSS
Follow by Email
Facebook

Google+

http://comercioenoticias.pt/2016/11/07/mindfulness/
Twitter

Desmor Padel FPRM Gina Morais Megamaior Riografica

Comentar »

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.