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Mente sã e corpo são: como os desportos mentais podem ajudar a saúde

Paulo Araujo 17 Janeiro, 2017 0
Mente sã e corpo são: como os desportos mentais podem ajudar a saúde

O culto do corpo está presente em vários aspectos da nossa sociedade. Desde o início da vida escolar, as crianças têm aulas de Educação Física e são incentivadas a escolher um desporto para praticarem extra-curricularmente.

Todos os anos aparecem várias dietas novas que prometem milagres e os ginásios enchem-se com novas aulas e rotinas para tentarem agradar a todos os gostos e gastar o máximo de calorias possível. Até os Jogos Olímpicos tentam manter-se actuais, propondo novas modalidades desportivas.

No entanto, há uma componente que não deve ser descurada: o cérebro. Grande parte de um bom desempenho físico depende também de um bom desempenho mental. Os pensamentos positivos têm uma grande influência na componente psicológica que potencia uma melhor performance. Mas exercitar a confiança e criar um ambiente positivo mentalmente é um óptimo complemento para qualquer desporto físico e intelectual. Exercitar e estimular o cérebro torna-se muitas vezes mais desafiante do que o exercício físico.

Exercitar a cabeça devia fazer parte da rotina diária de todas as pessoas, independentemente da idade. A prática de ginástica mental traz imensos benefícios para o tempo presente, mas também pode ajudar a prevenir doenças do foro mental no futuro. Exercícios como jogar xadrez, resolver quebra-cabeças, puzzles, jogar às cartas, ler, aprender uma língua estrangeira ou até mesmo dançar, podem fazer toda a diferença nas capacidades cognitivas do ser humano.

Algumas das vantagens da prática de desporto intelectual passam pela possibilidade de aumentar o QI, pois ao aprendermos algo novo estamos a aprofundar o conhecimento sobre uma determinada área. Pode também prevenir doenças como o Alzheimer, pois o cérebro é como um músculo e ao ser exercitado e fortalecido, a probabilidade de desenvolver doenças como a demência torna-se menor. A capacidade de concentração e a memória também sofrem melhorias significativas com a prática de exercício regular. Mas treinar o cérebro ai muito além de exercícios repetitivos. A capacidade de controlar emoções também faz parte do treino.

Porém, o treino destas capacidades não interessa apenas a adultos. A neuróbica deve ser praticada também por crianças. A neuróbica, designação criada pelo neurobiólogo Lawrence Katz, é um conjunto de exercícios de estimulação cerebral e que têm como objectivo treinar a criatividade e a inteligência. Esta técnica permite melhorar a concentração através de exercícios simples como trocar de mão para lavar os dentes, contrariando a rotina e obrigando à estimulação do cérebro.

A maior parte do nosso dia-a-dia é composto por rotinas que ajudam a reduzir o esforço intelectual, no entanto têm a grande desvantagem de limitarem o cérebro. Ao desafiar essa tendência com exercícios que contradizem a rotina, o cérebro é obrigatoriamente exercitado nas áreas que já estavam habituadas a atos rotineiros.

Para além da ginástica mental, é importante não descurar outros hábitos que são essenciais ao bom funcionamento do cérebro. Uma boa noite de sono é essencial para uma memória sã. O sono é fundamental para fixar as actividades do dia anterior e para preparar o cérebro para as actividades mentais do dia a seguir.

A alimentação também um ponto fulcral para esta temática. O Ómega 3 presente em alguns peixes, como o salmão, contribui para a manutenção de um normal função cerebral. Manter uma alimentação adequada e equilibrada, sem bebidas alcoólicas em excesso ou alimentos com gordura saturada, promove o bom funcionamento cerebral.

Finalizando, o exercício físico regular também deve ser tido em consideração, pois melhora a qualidade do sono, melhora os sintomas de ansiedade e depressão e ajuda a prevenir doenças que possam prejudicar o bom funcionamento do cérebro.

 

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