Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

Aeroporto Cristiano Ronaldo

Paulo Araujo 21 Abril, 2017 0
Aeroporto Cristiano Ronaldo

Opinião Jovem: Artigo de João Oliveira Pascoal

A Opinião Jovem é um espaço semanal de artigos de opinião, escritos por jovens riomaiorenses para Rio Maior

 

Desde o passado dia 29 de março que o aeroporto da Madeira leva o nome de Cristiano Ronaldo. As críticas não se têm deixado de ouvir, principalmente pela internet fora. Há quem diga que seja ridículo, que um mero jogador de futebol não mereceria tal destaque, ainda por mais, vivo. O comentador Miguel Sousa Tavares afirmou na SIC: “Parece que a Madeira nunca teve um escritor, um pintor, um músico (…) ao menos um descobridor que merecesse o nome.” Foi, sem dúvida alguma, esta ideia grotesca do descobridor que me fez escrever as palavras que se seguem.

Foi uma escolha madeirense, que para além de servir como agradecimento ao seu conterrâneo, tem também como objetivo atrair ainda mais turismo para uma ilha que do mesmo (sobre)vive. Dizia o presidente do governo regional da Madeira, Miguel Albuquerque, que o naming do aeroporto era também uma forma de agradecer a Cristiano as campanhas de marketing que tem feito para o turismo local, através da partilha regular de imagens da Madeira nas redes sociais. Não esquecer que estamos a falar de uma das pessoas mais seguidas nas redes sociais, a nível mundial.

Apesar das críticas do continente, o governo regional não lhes deu muita trela, movendo-se depois o foco para o tal busto.

O problema, se é que o há, não é o facto de o nosso país só pensar em futebol. O Cristiano Ronaldo é, sem duvida alguma, o maior português do nosso tempo – pelo menos para o resto do mundo. Porque, lá está, o resto do mundo também se foca no futebol. Mais ainda, é uma marca (e se a nossa sociedade gosta de marcas hoje em dia!) com um alcance inigualável. Quer por outro português, quer por qualquer outro estrangeiro.

A marca do Ronaldo é tão boa que seria pouco inteligente da nossa parte não a utilizar para beneficio próprio. A marca Ronaldo tem Portugal escrito por todo o lado e Portugal somos todos nós.

Pode parecer que estou a ser um defensor acérrimo do futebolista, e neste caso estou, mas passei por experiências que não mo fazem ver de outra forma. Direto à mais crucial: estava a 10 mil quilómetros de casa, num comboio com destino para lá do sol posto. Rodeado de locais que me olhavam como se de um extraterrestre me tratasse e a pergunta “De onde és?”, respondida com “Portugal”, resultava em “não conheço”. Eu rematava com “Cristiano Ronaldo?”, e surpreendentemente não havia uma alma naquele comboio que não sorrisse depois de tais palavras mágicas.

Não se esqueçam, nós estudamos a história portuguesa, os estrangeiros não. De que vale continuar a tentar vender os descobrimentos, se não passámos de meros colonizadores. E acham que a marca «colonizador» vende mais que a marca Ronaldo? Antes aeroporto Cristiano Ronaldo que aeroporto [inserir nome de descobridor].

Redes Sociais
RSS
Follow by Email
Facebook

Google+

http://comercioenoticias.pt/2017/04/21/aeroporto-cristiano-ronaldo/
Twitter

FPRM Planicie Verde EPRM Fabril Megamaior Riografica

Comentar »

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.