Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

Vinho & Chocolate este fim de semana no Cartaxo

Paulo Araujo 27 Abril, 2017 0
Vinho & Chocolate este fim de semana no Cartaxo

A Festa do Vinho do Cartaxo chega ao Pavilhão Municipal de Exposições já amanhã, 28 de abril, com mais produtores de mais regiões vitivinícolas, novos espaços de provas e com um programa de animação que convida ao convívio à volta das tasquinhas regionais.

Vinho & Chocolate é o tema escolhido para 2017 que traz ao Cartaxo mais de três dezenas de produtores e casas agrícolas, chocolate artesanal e empresas do setor.

A Câmara Municipal do Cartaxo investiu na renovação do espaço do Pavilhão Municipal de Exposições, estabeleceu parcerias – com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), a ViniPortugal – Associação Interprofissional do Sector Vitivinícola e entidade gestora da Marca Wines of Portugal e com a Região Vitivinícola do Tejo -, desafiou produtores, convidou enólogos e instituições de ensino a estarem presentes, apostou num conjunto de iniciativas de animação musical, provas e demonstrações de cozinha ao vivo e criou um espaço dedicado aos mais novos e às famílias. Tudo para que a Festa do Vinho do Cartaxo reafirme a sua notoriedade na região e no país.

28 de abril – sexta-feira – é dia de abrir a Festa

O certame abre portas a partir das 14h00 com o seminário Vinho & Chocolate e a sua Relação com a Distribuição, que vai pôr à conversa os profissionais do setor. Para além de dois painéis de oradores, para dois temas – Estratégias Comerciais para o Vinho e Chocolate e Como Comunicar com a Distribuição –, o seminário integra também a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Vinhos da Campanha 2016/2017 do Melhor Vinho na Produção do Concelho do Cartaxo e da Região Tejo, organizado anualmente pela autarquia.

A encerrar o seminário, decorrerá uma prova comentada de vinhos com chocolate, pelo enólogo Pedro Gil, com vinhos da Adega Cooperativa do Cartaxo e com chocolates da empresa Annobon.

O programa de sexta-feira define o mote para o que a Festa vai oferecer ao longo de mais três dias – a partir da Cerimónia de Inauguração, que terá lugar às 18h00, a animação instala-se com os sons da Tintus Brass Band, os produtores oferecem aos visitantes os sabores e os aromas do vinho e do chocolate, os concertos sobem ao palco e as tasquinhas das associações do concelho tornam-se espaço de convívio e de divulgação da melhor gastronomia da região e da excelência do vinho do Cartaxo – este ano as tasquinhas vão ter vinho engarrafado, para além do vinho do produtor -,  vinho engarrafado que será fornecido pela Adega Cooperativa do Cartaxo que vai ser servido nas tasquinhas.

Para inaugurar o espaço de showcooking, às 21h00, os vinhos Lambéria’s são o protagonista escolhido pelos alunos do Curso Vocacional de Serviço de Mesa e Curso Profissional de Restauração – Cozinha e Serviço de Mesa, da Escola Secundária do Cartaxo, para a segunda prova do dia.

A AMPV, que assinala o seu 10.º Aniversário durante a Festa do Vinho, convidou a banda The Lucky Duckies para um concerto que sobe ao palco às 22h00 e que assegura um dos momentos musicais mais esperados da Festa do Vinho deste ano.

29 de abril – sábado– é dia de ficar na Festa até às tantas

O sábado pode começar com um almoço demorado numa das oito tasquinhas do certame. Às 14h00 tem início um dos ateliers de Chocolate Mini-Chef, que vai repetir-se noutros dias, e às 16h00 os mais pequenos sobem ao palco para o Festival de Folclore Infantil. Às 17h00 há Prova Comentada de Vinhos a Duas Vozes, por Carlos Eduardo, enólogo do Grupo Parras e por Maria Vicente, enóloga da Casa 1927. Antes do jantar há ainda tempo para conhecer as trufas de vinho Minoc, apresentadas pela enóloga Rita Conim e às 22h00 os Abba Mia apresentam um concerto de Tributo aos ABBA que promete levar o público pela noite dentro.

30 de abril – domingo –é Dia da Mãe e há atividades para toda a família

Para além de todas as atividades em que pode participar, a DADA oferece 5 Minutos de Fama a mães e filhos, com uma sessão fotográfica dedicada ao Dia da Mãe que assinala o 10.º Aniversário da revista – marque para as 15h30 e leve para casa uma fotografia especial.

A tarde musical fica a cargo da Tuna da Universidade Sénior do Cartaxo, às 16h30. Às 17h00 os Vinhos e os doces da Quinta da Alorna são os convidados especiais para a Prova Comentada do dia, pela enóloga Martta Simões.

O Coro do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo oferece o Musical Cartaxo com História e a noite fica a cargo da banda Geração XXI que sobe ao palco pelas 22h00. Ainda neste dia a AMPV, propõe a Gala de Comemoração do seu 10º Aniversário, que terá lugar no Centro Cultural do Cartaxo às 21h30 e conta com o Coimbra Gospel Choir.

1 de maio – segunda-feira – é dia feriado e a tradição ribatejana é a convidada de honra

A Festa do Vinho é também a festa das melhores e mais típicas tradições ribatejanas, que terão o seu momento alto logo pela manhã com o Dia do Campino. A partir das 10h00, as ruas da cidade recebem campinos, amazonas e cavaleiros, para um desfile que conta com a participação do Rancho Folclórico do Cartaxo.

No recinto da Festa a tradição afirma-se através de uma das maiores expressões da identidade da região, o Fandango, dança candidata a Património Imaterial da Humanidade – é o Festival de Fandango do Ribatejo, que sobe ao palco às 15h00.

Durante a tarde, às 16h00, há ainda tempo para um showcooking, que o convida a experimentar bombons de chocolate com redução de vinho tinto e peras bêbadas com chocolate, confecionados pela Escola Profissional do Vale do Tejo, às quais se junta, às 17h00, o Espumante da Quinta da Ribeirinha para a última prova comentada da Festa, que será conduzida por César Machado – Enólogo da Quinta da Ribeirinha.

Na Praça de Touros do Cartaxo, os aficionados podem assistir à Corrida de Touros do 1.º de Maio, que tem início marcado para as 17h00.

A última tarde da Festa do Vinho, será a Orquestra Típica Scalabitana a subir ao palco com um concerto que tem hora marcada para as 18h00. A Festa do Vinho encerra às 22h00.

 

Redes Sociais
RSS
Follow by Email
Facebook

Google+

http://comercioenoticias.pt/2017/04/27/vinho-chocolate-este-fim-de-semana-no-cartaxo/
Twitter

Gina Morais PlanicieVerde Megamaior Megamaior Riografica Festival da Codorniz

Comentar »

Deve iniciar sessão para comentar.