Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

4,5 milhões de euros para embelezar a cidade de Rio Maior

Paulo Araujo 5 Maio, 2017 0
4,5 milhões de euros para embelezar a cidade de Rio Maior

As obras de maior vulto acontecerão na Villa Romana e na zona ribeirinha do rio Maior

O Cineteatro Municipal de Rio Maior recebeu no passado dia 2 de maio, a apresentação dos projetos para a requalificação da Villa Romana, da zona ribeirinha do rio Maior, da Praça da República, da Praça do Comércio, e do Largo Adelino Aires de Sá, em frente ao Cineteatro, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Rio Maior (PEDU).

O PEDU engloba um conjunto de projetos a implementar na cidade, cujo valor global atinge os 4,5 milhões de euros, comparticipados em 85% por verbas provenientes do FEDER, no âmbito do Programa PORTUGAL 2020.

Perante cerca de 100 pessoas que compareceram a esta apresentação a equipa de arquitetos responsável pelos projetos de intervenção pode expor as suas ideias e dar a primeira imagem pública das intervenções a concretizar e que pretendem principalmente “requalificar a parte do rio que confronta com a antiga estrada nacional 1 para devolver o rio à cidade, à qual dá o nome”, nas palavras da Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, que conduziu a sessão de apresentação.

Segundo a autarquia, “este plano é resultado de um levantamento exaustivo das necessidades de intervenção na cidade de Rio Maior e contou com a participação de representantes de diversas áreas de intervenção, em 3 fóruns de debate previamente promovidos pelo Município”, acrescentando que “os desafios chave encontrados nestas reuniões, e a que as diversas ações previstas visam dar resposta, são a mobilidade sustentável, o aumento nos níveis de atratividade da cidade, criar condições para o repovoamento e rejuvenescimento económico e demográfico do centro histórico e promover a interligação da frente ribeirinha com o conjunto edificado da cidade”.

Para atingir estes objetivo o PEDU Rio Maior é o somatório de dois outros planos, o PARU (Plano de Ação da Regeneração Urbana) e o PAMUS (Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável).

O PARU pressupõe intervenções de Requalificação da Frente Ribeirinha e Requalificação e Valorização da Villa Romana, área onde a Câmara Municipal tem investido fundos próprios e não financiados na aquisição de terrenos para implementação deste projeto, um processo que tem contado com a colaboração e compreensão dos proprietários da zona.

Deste projeto fazem ainda parte a Requalificação da Praça do Comércio, Praça da República, Largo Aires de Sá e sua zona envolvente, para além da Recuperação da Casa Senhorial, já concretizada, e obras em curso de Requalificação do Núcleo Histórico do Paço Real, que envolvem os antigos edifícios dos Bombeiros Voluntários e a antiga Escola Comercial, obras orçadas num montante global de 3.495.000€.

Já o PAMUS prevê diversos investimentos na área da Mobilidade Sustentável, entre eles a construção das ciclovias Rio Maior–Asseiceira e a construção de um Parque de Estacionamento de apoio ao Terminal Rodoviário e respetivas acessibilidades, junto ao Centro Escolar Nº2, obras avaliadas em cerca de 985.295€.

No final da sessão o publico colocou diversas questões, as quais foram respondidas por Isaura Morais e Carlos Frazão, Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, respetivamente, e pelo arquitecto responsável por estes projetos.

 

 

 

 

Redes Sociais
RSS
Follow by Email
Facebook

Google+

http://comercioenoticias.pt/2017/05/05/45-milhoes-de-euros-para-embelezar-a-cidade-de-rio-maior/
Twitter

FPRM Megamaior Riografica

Comentar »

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.