Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

Aula de filosofia

Paulo Araujo 18 Maio, 2017 0
Aula de filosofia

Opinião Jovem: Artigo de Catarina Antunes

Opinião Jovem é um espaço semanal de artigos de opinião, escritos por jovens riomaiorenses para Rio Maior

 

Há uns tempos Sócrates afirmou que “os jovens de hoje gostam do luxo. São mal comportados, desprezam a autoridade. Não têm respeito pelos mais velhos e passam o tempo a falar em vez de trabalhar”. Mais do que compreensivo seria pensarem que estou a citar um qualquer Zé dos nossos dias, mas a verdade é que quem se pronunciou desta forma se referia aos jovens dos tempos de 400 a.C. É sinal, portanto, que as teorias de Sócrates, o filósofo, continuam a ser atuais dois milénios depois, permanecendo a dúvida sobre a capacidade das gerações mais novas continuarem a desenvolver o mundo.

Não sei sequer se me é permitido discordar de tal figura enigmática e seria pretensioso dizer que estava enganado sobre as motivações das gerações mais novas, que são certamente diferentes das nossas, mas o que é certo é que cada nova geração que cresce perde a esperança na seguinte. Se isto era perdoável nos tempos em que não se sabia bem o formato da Terra, hoje em dia só é concebível em mentes para as quais o mundo continua a ser quadrado.

A mim interessa-me a minha geração. Continuo a acreditar que, adicionalmente à vontade de mudar o mundo (intrínseca à idade), temos os extras suficientes para de facto o conseguirmos. Somos os mais qualificados de sempre. O número de países pelos quais já passámos é superior ao número de vezes que os nossos avós foram a Lisboa. Lemos, talvez menos livros, mas muito mais caracteres de informação do que qualquer membro da nossa família. Somos do Mundo.

Muitos apelidam-nos de Millennials ou Geração Y, eu prefiro apenas acreditar que somos um conjunto de questionadores, que mais do que geradores de dúvidas, têm tudo para se tornar solucionadores de problemas. Com todas as ofertas que os dias de hoje nos dão, fará sentido continuarmos apenas a ser agentes passivos, sentados a uma secretária a jogar online um qualquer jogo que o mundo criou para nos entreter? É hora de provar aos velhos do Restelo que não estamos cá apenas para navegar. Vamos procurar a autoestima e garantir que conseguimos todos ser Salvadores, pegar no que sabemos fazer de melhor e participar na mudança. Vamos deixar de questionar a nossa existência e dar-lhe antes alguma utilidade. Vamos provar aos nossos avós que o que eles fizeram valeu a pena e garantir aos nossos netos que não parou por aqui. Vamos, por favor, provar ao nosso professor de filosofia que conseguimos refutar Sócrates.

 

Redes Sociais
RSS
Follow by Email
Facebook

Google+

http://comercioenoticias.pt/2017/05/18/aula-de-filosofia/
Twitter

FPRM Planicie Verde EPRM Fabril Megamaior Riografica

Comentar »

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.