Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

Cartaxo recebeu Congresso Nacional de Suinicultores

Paulo Araujo 23 Junho, 2017 0
Cartaxo recebeu Congresso Nacional de Suinicultores
A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) – organização que este ano assinala 36 anos de existência –, escolheu o Cartaxo para realizar o seu VIII Congresso. A sessão de abertura teve lugar ontem, 22 de junho, no Centro Cultural do Cartaxo e foi presidida pelo Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

Durante dois dias, cerca de 400 profissionais, empresários, técnicos e representantes de instituições públicas e privadas vão debater a crise recente do setor, mas também estratégias ligadas à produção, com destaque para a sanidade animal e a erradicação da Doença de Aujeszky, ao crescimento, com ênfase em ações de desenvolvimento local e de internacionalização – a abertura de novos mercados como a China cujo volume de importação “poderia absorver toda a produção nacional”, conforme afirmou Vitor Menino, presidente da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS), poderá vir a representar um “novo fôlego para a suinicultura nacional”.

Para o dirigente da FPAS, que abriu os trabalhos do VIII Congresso, “nos próximos dias vamos projetar o nosso futuro coletivo. Os suinicultores reúnem-se com a finalidade de superar adversidades, potenciar oportunidades e definir estratégias”.

Lembrando as dificuldades recentes que o setor enfrentou, Vítor Menino mostrou-se convicto que os projetos que a FPAS tem vindo a desenvolver “revolucionarão a suinicultura portuguesa a nível técnico e económico”, referindo que “a carne de porco continua a ser a carne mais consumida pelos portugueses e apresenta uma tendência crescente de consumo”, contribuindo com “cerca de 600 milhões de euros para o PIB nacional”.

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, mostrou-se grato pela escolha do Cartaxo para a realização do VIII Congresso e para o lançamento oficial do programa PORCO.PT. “A vossa escolha é uma honra para o Município e considero-a como o vosso reconhecimento pelo trabalho e resiliência dos nossos empresários”. Num concelho que acolhe cerca de “duas dezenas de explorações de suinicultura, mais de dez de grande dimensão”, contribuindo para “o desenvolvimento do nosso território, para a criação de postos de trabalho e para a sustentabilidade económica da nossa região”, a presença do VIII Congresso “é da maior relevância”.

O lançamento da campanha PORCO.PT no Cartaxo foi referido pelo presidente da Câmara “como um estímulo e uma oportunidade para a afirmação dos nossos empresários a atuar neste setor e para a nossa afirmação na fileira agroindustrial”, pelo que todos “deveremos participar no lançamento oficial deste programa. Vamos pintar o Cartaxo de cor-de-rosa, declarando o nosso apoio a um produto 100% português”.

Referindo que “Portugal está na moda. Os produtos portugueses são vistos, lá fora e cada vez mais por nós próprios, como produtos que cumprem elevados padrões de qualidade, que se diferenciam pela excelência e segurança oferecidas ao consumidor”, lembrou outros produtos “como o vinho”, que têm potenciado este posicionamento, “é tempo de também a carne de porco e os nossos empresários do setor darem aos seus produtos a oportunidade de comercialização que um posicionamento diferenciador no mercado lhe proporciona”.

Assumindo o concelho com “profundamente ligado ao mundo rural”, o autarca destacou a sua localização geográfica e a proximidade ao principal centro de consumo do país, como uma característica à qual se “agrega outra proximidade da maior relevância”, referindo “os poucos minutos que nos separam e as excelentes acessibilidades que nos ligam às principais plataformas de internacionalização nacionais, o porto e o aeroporto internacionais de Lisboa”.

O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira esteve presente na abertura do VIII Congresso, e no jantar dos 36 anos da FPAS, que encerrou o primeiro dia de trabalhos e que decorreu na Quinta do Gaio de Baixo, no concelho do Cartaxo.

O Secretário de Estado, destacou a importância do setor na economia nacional, assim como, o seu contributo para a coesão do território. Elencando as medidas tomadas pelo Governo como resposta às dificuldades criadas “em especial pelo embargo decretado pela Rússia”, referiu a criação de um gabinete de crise que acompanhou a evolução da situação dos mercados interno e externo, a adoção de medidas nacionais que introduziram, por exemplo, a obrigatoriedade de indicação do país de origem nas embalagens da carne de suíno, ou as linhas de crédito criadas.

A importância da erradicação da Doença de Aujeszky na prossecução de processos de internacionalização e promoção das exportações, foram também referidas por Luís Medeiros Vieira como um dos desafios a que o país e setor precisam dar resposta.

O encerramento do VIII Congresso terá lugar hoje, dia 23 de junho, com a apresentação do programa nacional de certificação PORCO.PT, que contará com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos. O programa foi apresentado por Vitor Menino, como “o maior projeto coletivo de sempre do nosso setor que se une para encontrar novas oportunidades no mercado interno e assumir novos desafios”.

Redes Sociais
RSS
Follow by Email
Facebook

Google+

http://comercioenoticias.pt/2017/06/23/cartaxo-recebeu-congresso-nacional-de-suinicultores/
Twitter

Gina Morais Riografica Megamaior Megamaior Riografica

Comentar »

Deve iniciar sessão para comentar.