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Administração do Hospital de Santarém reage a notícia

Paulo Araujo 11 Novembro, 2017 0
Administração do Hospital de Santarém reage a notícia
 

Com referência ao artigo publicado no Comércio & Notícias, no passado dia 7 de novembro, com o título “Mãe vai com o filho ao pediatra por causa de feridas nas mãos e este receita-lhe medicamento para os piolhos” vem a Administração do Hospital de Santarém, liderada pelo Dr. José Rianço Josué, no exercício do direito de resposta e de retificação consagrado no artigo 24° da Lei nº 2/99, de 13 de Janeiro (Lei de Imprensa), requerer o esclarecimento que abaixo transcrevemos na íntegra, por entender deverem ser refutados os factos publicados em nome da verdade, objetividade e transparência da informação.

 

DIREITO DE RESPOSTA:

Exma Direção do Jornal Comércio e Notícias – Rio Maior

Exmo Senhor Diretor

Foi com muita estranheza que tomámos conhecimento de uma pretensa notícia publicada no Jornal que V. Excia superiormente dirige, sem que previamente tivesse a gentileza de ouvir a outra parte.

E a situação é tanto mais estranha quando a pretensa notícia, desprovida de qualquer fundamento, inclui adjectivação e juízos de valor sem qualquer nexo, não só para a instituição Hospitalar como também para o profissional médico referido.

A ignorância, quando associada a juízos de valor, é condenável.

O menino da notícia, foi devidamente consultado no Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de Santarém, em vários episódios, por Pediatras e Dermatologista.

A evolução da sua situação clínica e a terapêutica instituída  pressupunha o envolvimento e actuação correcta dos pais.

A prescrição, em segundo momento, do medicamento NIX,( Permetrina) está correcta e clinicamente fundamentada, apesar de ser fármaco de venda livre.

A permetrina embora usada correntemente para a pediculose, foi utilizada nesta situação, e correctamente, pelo facto de a mãe revelar que o menino apresentava prurido com a medicação similar prescrita anteriormente, e bem, pela Dermatologia.

O Hospital está a tentar entrar em contacto com a Farmácia onde terá ocorrido o  “esclarecimento” da Senhora Farmacêutica, para que possamos nós esclarecê-la, se se confirmar o ocorrido. Na dúvida, competia à Sra Farmacêutica, referida na notícia como “funcionária”, por elementar zelo profissional contactar o Hospital e/ou o médico prescritor, para esclarecimento seu e da Utente, como é comum e habitual entre os Farmacêuticos e os médicos prescritores.

A confiança no Sistema de Saúde e nos seus profissionais é determinante para o sucesso da saúde sobre a doença.

Pelo respeito que o Jornal que V. Excia dirige nos merece e pela importância de uma informação responsável e competente em matéria se saúde, que neste caso se pode dizer de saúde pública, pedimos a divulgação deste esclarecimento, para que conste, e para que não fique o Jornal associado a uma notícia que não tem sentido.

 

Com os melhores cumprimentos,

 

José Rianço Josué

Presidente do Conselho de Administração

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