Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

D. José Traquina tomou posse na Diocese de Santarém com casa cheia

Paulo Araujo 26 Novembro, 2017 0
D. José Traquina tomou posse na Diocese de Santarém com casa cheia
 

D. José Traquina tomou este sábado, 25 de novembro, posse como Bispo da Diocese de Santarém, na Sé Catedral daquela cidade, diante uma multidão emocionada e agradecida. Foi em ação de graças com sentimentos de alegria, louvor e esperança, e de fecundo apostolado, que, ainda como administrador apostólico e segundo bispo de Santarém, durante mais de 19 anos, D. Manuel Pelino entregou, ao terceiro prelado da diocese, o báculo, símbolo da missão de orientar o povo de Deus. O responsável exortou os diocesanos a dispor da sua “sulicitude pastoral”, acolhendo o novo bispo que “entra como servo”, e “representante do próprio Cristo”, porque, desde do exercício do seu ministério tem adoptado o ideal do Bom Pastor.

“Demos graças a Deus pastor eterno, que não abandona o seu rebanho, antes, continuamente orienta pelos caminhos da vida. Peçamos para o seu ministério a proteção da Virgem Maria, que nesta oração invocamos como Estrela do Mar”, revelou D. Manuel Pelino na sua reflexão, sustentando a “vida” como uma “viagem frequente no mar desconhecido e temeroso”. “Que a nossa padroeira, Senhora da Conceição, faça brilhar para todo o povo de Deus desta diocese, a luz do sol de justiça”, acrescentou.

Durante a celebração, o Núcio Apostólico, que se fez representar pelo Papa Francisco, leu a carta de nomeação de D. José Traquina, tornada pública a 7 de outubro, sucedendo a D. Manuel Pelino, após renúncia por motivos de idade. Em seguida, o novo bispo tomou posse na diocese, assinando o documento no altar.

“Senhor Bispo com a força do Espírito que o anima, acreditamos que vai ser um bom maestro, capaz de afinar e melhorar a execução da grande orquestra diocesana, formada por todos os agentes pastorais, promovendo a participação de todos, e integrando na única missão, a diversidade de dons, carismas, serviços e ministérios, grupos e associações, comunidades e movimentos, que o mesmo espírito vai suscitando e fazendo descer. Que nos possamos maravilhar, com a beleza da sinfonia do evangelho da vida, que o Senhor connosco, fará brotar nos diversos espaços, onde decorre a vida humana. Que se sinta sempre feliz na sua missão como nosso bispo. Com o seu ministério ajude-nos a ser padres, diáconos e consagrados, famílias e comunidades mais fieis e felizes”, referiu representante do clero e consultores da Diocese de Santarém ao novo bispo, declarando que todo o presbitério deseja que “chegue depressa a Missa Crismal” para juntos renovarem solenemente as promessas de suas ordenações sacerdotais.

No final da celebração, D. José Traquina dirigiu-se aos consultores nomeados agradecendo a sua disponibilidade manifestada e o “carinho” das palavras proferidas, que “muito me inspiram e me descontraem a assumir o novo mistério”.

“Continuo a contar consigo. Pensei dizer-lhe amanhã, mas digo-lhe já, para ficarmos todos mais contentes”, revelou o novo bispo a D. Manuel Pelino, reafirmando a sua simpatia e estima.

D. José Augusto Traquina Maria, de 63 anos, natural de Évora de Alcobaça, Distrito de Leiria (Patriarcado de Lisboa), foi ordenado presbítero a 30 de junho de 1985 e ordenado bispo a 1 de junho de 2014, numa celebração presidida pelo cardeal-patriarca D. Manuel Clemente, após receber nomeação do Papa Francisco. O agora terceiro bispo da diocese scalabitana lidera uma instituição com cerca de 3 mil quilómetros quadrados, envolvendo 13 dos 21 concelhos do distrito, num total de 7 vigararias e 113 paróquias. A diocese foi criada a 16 de julho de 1975, pela Bula ‘Apostolicae Sedis Consuetudinem’ do Papa Paulo VI, que, no mesmo dia, nomeou como primeiro bispo D. António Francisco Marques, falecido em 28 de agosto de 1997; conforme avança a Ecclesia.

O Comércio & Notícias vai acompanhar com transmissão em direto na Internet, através da página da rede social Facebook, a entrada solene do novo bispo na diocese de Santarém, hoje, domingo, 26 de novembro, pelas 16h00, na igreja de Santa Clara.

Texto e Fotos: João Polónia / Comércio & Notícias

Redes Sociais
RSS
Follow by Email
Facebook

Google+

http://comercioenoticias.pt/2017/11/26/d-jose-traquina-tomou-posse-na-diocese-de-santarem-com-casa-cheia/
Twitter

Desmor Padel FPRM Gina Morais Megamaior Riografica

Comentar »

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.