Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

De 15 a 19 de Março Santarém celebra as Festas de S. José

Paulo Araujo 26 Fevereiro, 2018 0
De 15 a 19 de Março Santarém celebra as Festas de S. José
 

O programa das Festas de S. José foi apresentado hoje, dia 26 de fevereiro, por Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém e Inês Barroso, vereadora da autarquia scalabitana, acompanhados pelos vereadores Nuno Serra, Jorge Rodrigues e Ricardo Rato, juntamente com Luís Mena Esteves, Coordenador de Equipa Multidisciplinar de atividades e eventos da Viver Santarém, e por Cristina Santos, Diretora Administrativa e Financeira, da empresa Viver Santarém, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

As Festas de S. José vieram recuperar uma tradição antiga em que se celebra a cidade, o concelho, a região e a sua vida comunitária.

Neste sentido, durante estes dias, o visitante pode usufruir de mercados tradicionais, romarias, largadas de toiros, folclore com diversos ranchos de concelho, provas desportivas, tasquinhas ribatejanas onde pode degustar alguns dos melhores pratos e vinhos do Ribatejo, desfiles de campinos e cabrestos, espaço de diversão para crianças e jovens e muita música para todas as idades, noite de fados, Tunas, DJ´s, entre outros.

Este ano, para além da habitual feira de artesanato organizada pelas IPSS’s do concelho, o recinto das Festas de S. José conta com a presença de alguns dos grupos dadores de sangue do concelho com o objetivo de divulgar as suas atividades e angariar novos dadores.

Dia 15 de março, às 18h00, decorre a Homenagem a Celestino Graça, junto ao Monumento erigido em sua homenagem, a que segue a inauguração oficial das Festas, com a participação da Irmandade dos Romeiros de S. José, campinos e acordeonistas, no Campo Infante da Câmara. Neste dia, pelas 21h30, há uma homenagem a António Pelarigo com António Pinto Basto, Célia Leiria e Isabelinha Fado, acompanhado por Pedro Amendoeira, Alexandre Silva e Nani, no claustro da Casa do Campino e às 23h30, atuam as Tunas ARRIBA-Ó-TUNAPIKAS, ISSÓTUNAS, TAGES, TUFES, TAESAS e SCALABITUNA, no Palco Sagres no recinto das Festas de S. José.

Para além das habituais largadas de toiros e mesa de tortura, há animação para os mais pequenos com “Vamos brincar aos toiros”, nas ruas do Centro Histórico e no Largo do Seminário e no dia 19 de março, na manga do recinto das Festas de S. José, a partir das 15h00, há demonstrações de toureio a pé pela Escola de toureio Joaquim Gonçalves de Santarém e de forcados pelo Grupo de Forcados Amadores de Santarém & Aposento da Chamusca e uma picaria juvenil. Também a Aplaudir promove festivais taurinos, cujas receitas revertem a favor das vítimas dos incêndios de Pedrogão Grande.

No dia 16, a animação musical está a cargo do grupo HI-FI, a partir das 22h30, no Palco Sagres no recinto das festas.

Dia 17 de março, destaque para a manhã desportiva com o XXV Torneio de Futebol de 11 Veterano dos Ex- União Desportiva de Santarém no Chã das Padeiras, o Convívio de Mini-Basket na Nave Desportiva Municipal e o Torneio de Rugby Cidade de Santarém no Campo de Rugby da Antiga Escola Prática de Cavalaria. Às 16h00, é inaugurada a Exposição “Sabor com Arte em Santarém”, no Convento de São Francisco. Este ano letivo, coube ao Departamento de Educação Pré-escolar do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, organizar esta iniciativa que, em parceria com a autarquia, tem vindo a decorrer nos últimos anos, pela altura das comemorações do feriado municipal, dando visibilidade às diferentes formas como as crianças redescobrem a terra em que vivem e traduzem, de forma cultural e artística, essa redescoberta. À noite, o recinto das Festas de S. José recebe a Orquestra Típica Scalabitana no claustro da Casa do Campino que comemora o seu 72º Aniversário com os Três Bairros e os Calema, no Palco Sagres.

No domingo, dia 18 de março, a noite começa com o grupo Camisas Negras e Cuca Roseta no recinto das Festas de S. José.

Dia 19 março são inauguradas quatro ruas. Às 10h00 é inaugurada a Rua Dra. Rosalina Melro, às 10h30 a Rua Octávio da Costa Filipe, às 11h00 a Rua José Clemente Pereira e às 11h30 a Rua dos Deficientes das Forças Armadas.

A tradicional homenagem aos funcionários aposentados da Câmara Municipal de Santarém, em 2017, tem lugar às 12h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Neste Dia do Pai, um dos pontos altos é a Procissão e a Missa Solene em Honra de S. José, que reúne a partir das 15h00, no Centro Histórico, as associações e grupos culturais do Concelho, entidades oficiais e os padroeiros das paróquias do Concelho, acompanhados pela Banda Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical da Gançaria, seguindo-se a bênção à Irmandade dos Romeiros de S. José.

O dia termina no recinto das Festas de S. José com a atuação do Coro do Jardim Escola João de Deus, Grupo de Sevilhanas Salero e Alma, Tuna e Tocata de Cavaquinhos da UTIS e Danças de Salão com Newstar Dance Clube.

Redes Sociais
RSS
Follow by Email
Facebook

Google+

http://comercioenoticias.pt/2018/02/26/de-15-a-19-de-marco-santarem-celebra-as-festas-de-s-jose/
Twitter

Gina Morais Riografica Megamaior Megamaior Riografica

Comentar »

Deve iniciar sessão para comentar.