Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

Assunção Cristas deu palestra na Escola Secundária de Rio Maior

Paulo Araujo 16 Abril, 2018 0
Assunção Cristas deu palestra na Escola Secundária de Rio Maior
 

Promovido pela Associação de Estudantes da Escola Secundária Augusto César da Silva Ferreira, de Rio Maior, Assunção Cristas, atual Presidente do CDS-PP, foi na manhã desta segunda-feira, 16 de abril, a oradora de uma palestra intitulada “Os jovens e a participação Política”, a qual decorreu nas instalações daquele estabelecimento de ensino perante uma sala com cerca de 100 alunos dos 10.º, 11.º e 12.º ano.

José Albino Correia, diretor da Escola Secundária de Rio Maior, abriu a sessão para dar os parabéns à Associação de Estudantes por mais esta iniciativa, passando de seguida a palavra a Margarida Silva, presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária, que fez uma apresentação detalhada de Assunção Cristas.

A líder do CDS-PP começou por agradecer à escola e ao seu presidente por abrir as portas, bem como à Associação de Estudantes por  esta iniciativa, a qual considerou “imensamente importante”.

Assunção Cristas revelou que o CDS-PP está neste momento a organizar um ciclo de conferências denominado “Ouvir Portugal”, as quais são feitas por pessoas independentes, e que por esse motivo é muito importante ouvir a opinião das pessoas.

“Nota-se que há um grande desfasamento entre a política e a sociedade e que os mais jovens, que são aqueles que vão ter muitas décadas para votar, são aqueles que participam menos”, frisou Assunção Cristas que seguidamente questionou a plateia “porquê é que os jovens se interessam pouco por politica?”.

Prosseguindo, a oradora frisou que “a politica trata de coisas que em princípio interessam a todas as pessoas, pois quando se discute política discute-se a prioridade das diferentes opções. Todos os partidos políticos querem ter saúde de qualidade, todos querem um ensino de qualidade, todos querem bons meios de transporte e boas vias de comunicação, etc.”.

Nesta palestra Assunção Cristas abordou a questão dos manuais escolares gratuitos, “nós no CDS-PP achamos que os manuais gratuitos devem ser para todos os alunos das escolas públicas, das privadas, e das escolas cooperativas. Se o Estado não tem dinheiro para pagar todos os manuais então que escolha de acordo com as necessidades dos alunos. Quem não precisa, porque os pais têm mais rendimentos, então que não seja apoiado para que quem precisa possa vir a ser apoiado, e esta é uma questão que os partidos de esquerda entendem que não e que só devem ser apoiados os alunos das escolas do Estado”.

Dirigindo-se ao alunos, Assunção Cristas afirmou: “A política está em todo o lado das vossas vidas, está em tudo o que fazemos, está na água, na luz, no gás que consumimos nas nossas casas, está na habitação e nos preços que pagamos por ela, está na escola e como ela funciona”, acrescentando que “na política não há espaços vazios e se uns não participam quer dizer que aqueles que participam, que às vezes são uma minoria, são quem consegue fazer valer as suas ideias, as quais vão influenciar determinadas opções que depois vão ter impacto na nossa vida”.

Após a intervenção de Assunção Cistas seguiu-se um alargado debate com os alunos a colocarem diversas questões, nomeadamente sobre a eutanásia, a desonestidades de alguns políticos e os direitos das mulheres, entre outros temas.

De destacar a presença na plateia da Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Rio Maior, Ana Filomena Figueiredo, presidente da concelhia de Rio Maior do CDS-PP.

Ao Comércio & Notícias, Margarida Silva revelou que “esta iniciativa enquadra-se no facto da Associação de Estudantes pretender que os alunos desta escola se interessem mais pela política”.

A Presidente da Associação de Estudantes relembrou que recentemente levaram àquela escola a deputada do Bloco de Esquerda Catarina Martins, “não olhamos a cores partidárias, é mesmo só para salientar o facto dos jovens atualmente mostraram um elevado desinteresse pela política, e isso é grave pois nós somos a próxima geração a votar e é importante mostrar que temos de conhecer estas pessoas e as suas ideias porque só assim é que podemos construir uma sociedade renovada e mais justa em democracia”, concluiu.

Redes Sociais
RSS
Follow by Email
Facebook

Google+

http://comercioenoticias.pt/2018/04/16/assuncao-cristas-deu-palestra-na-escola-secundaria-de-rio-maior/
Twitter

Gina Morais Riografica Megamaior Megamaior Riografica

Comentar »

Deve iniciar sessão para comentar.