Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

Vinho & Chocolate estão de volta ao Cartaxo

Paulo Araujo 16 Abril, 2018 0
Vinho & Chocolate estão de volta ao Cartaxo
 

A Câmara Municipal do Cartaxo voltou a desafiar produtores, a convidar enólogos e instituições de ensino a estarem presentes, apostou num conjunto de iniciativas de animação musical, provas de vinho, demonstrações de cozinha ao vivo e manteve o espaço infantil que no ano passado fez as delicias dos mais pequenos e das suas famílias. As tasquinhas prometem o mesmo de sempre – o melhor da gastronomia regional.

Durante cinco dias, os produtores e as casas agrícolas vão oferecer os sabores e aromas dos seus vinhos, o chocolate ocupará bancas e ateliers, a música subirá ao palco e as tasquinhas das associações do concelho serão espaço de convívio e de divulgação da melhor gastronomia da região e da excelência do vinho do Cartaxo.

27 de abril – sexta-feira – começar o fim de semana a brindar aos amigos

O certame abre portas no próximo dia 27 de abril, a partir das 15h30 com o seminário As Adegas Cooperativas e Novos Mercados, que vai pôr à conversa os profissionais do setor. Para além de dois painéis de oradores, para dois temas – O Presente e Perspetivas de Futuro, e Novos Vinhos, Novas Formas de Comercialização –, o seminário integra também a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Vinhos da Campanha 2017 do Melhor Vinho na Produção do Concelho do Cartaxo e da Região Tejo, organizado anualmente pela autarquia. Os vinhos premiados serão os protagonistas da prova que encerrará o seminário.

A Cerimónia de Inauguração terá lugar às 19h00, com a presença da música popular portuguesa, pelo grupo Cantigas da Terra, do Rancho Folclórico do Cartaxo, que vai abrir o programa de animação da Festa.

Para inaugurar o espaço de showcooking, às 21h00, os vinhos Rui Franco são os protagonistas escolhidos pelos alunos da Escola Secundária do Cartaxo, para a segunda prova do dia, conduzida pelo enólogo Hernâni Magalhães. A noite continua nas tasquinhas regionais, ao som do DJ Thiago Riko.

28 de abril – sábado – é dia de ficar na Festa até às tantas

Se na sexta-feira saiu tarde da Festa do Vinho & Chocolate, aproveite para descansar durante a manhã, porque a partir das 12h00, já as tasquinhas regionais começam a esperar por si para um almoço demorado com a família ou os amigos. Às 15h00 tem início um dos ateliers de Chocolate Mini-Chef, que vai repetir-se no domingo e na terça-feira. Se às 16h30 ouvir ritmos de festa, não se espante, é o Grupo de Bombos de S. Marçal de Ponte de Lima, que entrou na Festa com seu espírito irreverente. Às 17h00, a zona de showcooking recebe a enóloga Maria Vicente, da Casa 1927, e a Escola Profissional de Vale do Tejo, que voltará às 19h00, para uma prova comentada de cocktails. O Grupo de Dança Desportiva da Sociedade Filarmónica Cartaxense sobe ao palco da Festa às 17h30 para contagiar todos com a sua energia. E como o dia seguinte também é de descanso, a noite de sábado pode muito bem ser passada em grande diversão com o concerto dos Ús Sai de Gatas, que ocupam o palco às 22h00.

29 de abril – domingo – é Dia de convidar as mães a ir à Festa

Para além de todas as atividades em que pode participar, a DADA oferece 5 Minutos de Fama a mães e filhos, com uma sessão fotográfica dedicada ao Dia da Mãe que assinala o 11.º Aniversário da revista – marque para as 16h00 e guarde para sempre a memória deste dia.

A Chiclateira vai andar pela Festa a “dar música” ao domingo – no espaço das tasquinhas às 16h00 e às 18h00. Não perca, vai ser mesmo divertidíssimo. Mas a música também é para dançar e isso mesmo vai fazer o Grupo de Dança Hip Hop do Ateneu Artístico Cartaxense, às 17h00. Antes disso, às 16h00, os vinhos da Adega Cooperativa do Cartaxo vão ser postos à prova e comentados por quem melhor os conhece, o enólogo que lhes dá corpo – Pedro Gil. A partir das 18h00, serão os vinhos Casal da Fonte, a mostrar porque não pode deixar de os conhecer. Não falte a este encontro.

Foram o gosto comum pela música e o prazer partilhado pela poesia que os levaram a formar a Banda d’Ká e a pisar os palcos do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita e do Centro Cultural do Cartaxo. Desta vez, será a Festa do Vinho & Chocolate a receber as canções destes cinco autodidatas que sobem ao palco às 22h00.

30 de abril – segunda-feira – é véspera de feriado e de começar a celebrar o Dia do Trabalhador com uma noite bem divertida

A AMPV – Associação de Municípios do Vinho, faz 11 anos e tendo nascido no Cartaxo, escolheu o Cartaxo para fazer a festa de aniversário. No Pavilhão Municipal de Exposições, vai falar-se sobre Educar para o Vinho, num workshop que se inicia às 17h00 e tem esta associação como parceira. Às 21h00, as Comemorações decorrem no Centro Cultural do Cartaxo e contam com dois momentos de destaque, a cerimónia de entrega dos Prémios Prestígio AMPV e a Homenagem Nacional a Vasco d’ Avillez.

No Pavilhão Municipal de Exposições, a Festa do Vinho & Chocolate continua com uma prova de vinhos às 18h00, a mesma hora a que se inicia um atelier infantil. Saia do trabalho, junte a família e vá até à Festa – para os mais novos, o My Camp reservou muita surpresas, para os adultos, são os vinhos da Cidade Europeia 2018, que vão estar à prova. Fique para jantar e às 22h00, dance e divirta-se com os Carapaus, Azeite e Alho.

1 de maio – terça-feira – é de celebrar a tradição ribatejana

A Festa do Vinho é também a festa das melhores e mais típicas tradições ribatejanas, que terão o seu momento alto logo pela manhã com o Dia do Campino. A partir das 10h00, as ruas da cidade recebem campinos, amazonas e cavaleiros, para um desfile que conta com a participação do Rancho Folclórico do Cartaxo e da banda da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense.

No recinto da Festa a tradição afirma-se desde tenra idade, com os mais novos a mostrar a etnografia e as danças regionais, é o Festival de Folclore Infantil, que sobe ao palco às 15h00.

Durante a tarde, às 16h00, há ainda tempo para a última prova comentada de vinhos, conduzida pela enóloga Verónica Pereira, que apresentará os vinhos Casal do Conde. Às 17h30, a Chef Marta Simões, com a A Caverna da Marta, vai estar num showcooking, que o convida a descobrir a Paleo Food e os vinhos da Quinta da Ribeirinha, pelo enólogo César Machado.

Na Praça de Touros do Cartaxo, os aficionados têm na Novilhada, que tem início marcado para as 17h00, a certeza de uma tarde divertida, enquanto no Pavilhão Municipal de Exposições, o Grupo de Cantigas e Tradições da Lapa, sobe ao palco às 18h30 para que o melhor da música tradicional portuguesa encerre a animação da Festa. Até às 22h00, as tasquinhas regionais continuam a servir iguarias de todas as freguesias.

Associações responsáveis pelas Tasquinhas: Rancho Folclórico do Cartaxo, Associação do Rancho Folclórico da Freguesia da Lapa, Casa do Povo da Ereira, Sociedade Filarmónica Incrível Potevelense, O Ribatejano Futebol Clube Valadense, Associação Cultural e Recreativa de Vale da Pedra – “Bola”, União Desportiva e Recreativa de Vale da Pinta, “Os Cinquentões”.

Redes Sociais
RSS
Follow by Email
Facebook

Google+

http://comercioenoticias.pt/2018/04/16/vinho-chocolate-estao-de-volta-ao-cartaxo/
Twitter

Gina Morais Megamaior Megamaior Riografica

Comentar »

Deve iniciar sessão para comentar.