Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

“Floresta Mágica” encantou miúdos e graúdos no Bombarral

Paulo Araujo 4 Junho, 2018 0
“Floresta Mágica” encantou miúdos e graúdos no Bombarral
 

Chegou ao fim este domingo, dia 3 de junho, a primeira edição da “Floresta Mágica”, evento dedicado ao público infantil que encerrou com um balanço extremamente positivo, não só pelas cerca de seis mil entradas no recinto mas sobretudo pelo sorriso com que miúdos e graúdos saíram da Mata Municipal do Bombarral.

Os portões da “Floresta Mágica” abriram no dia 1 de junho, pela mão do presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, acompanhado pelos primeiros pequenos visitantes e restantes elementos do executivo camarário, o vice-presidente Nuno Vicente, a vereadora Patrícia Pereira e o vereador Vítor Fonseca.

Ao longo dos três dias do evento, a pequenada não teve mãos a medir face às diversas atividades que tinham disponíveis ao longo das várias ruas da Mata Municipal.

Logo à entrada, de um lado tinham a pista de carros a pedais e do outro os insufláveis, a piscina de bolas e o parque infantil, que foi oficialmente inaugurado no primeiro dia do evento pelo presidente da edilidade e por João Fernandes, gerente do Intermarché do Bombarral, entidade que ofereceu este equipamento.

Continuando o percurso, a pequenada teve oportunidade de fazer pinturas em t-shirts no espaço da ANP, de construir papagaios de papel, de interagir com os animais da Quinta da Alegria, de ouvir os conselhos dos/as técnicos/as do NILAVD e da CPCJ ou ainda de fazer uma pintura facial.

No espaço mais central da Mata Municipal estava a velhinha Biblioteca sobre Rodas, onde, além de vários livros, os petizes tinham ao seu dispor diversos jogos de tabuleiro.

Várias atividades foram assegurados por associações do concelho, como foi o caso do Clube Desportivo do Bombarral com o atletismo, do Clube Columbófilo Bombarralense, do Circulo de Cultura Musical Bombarralense, do Sport Clube Escolar Bombarralense ou dos Bombeiros Voluntários do Bombarral.

Um dos espaços mais concorridos foi o dos jogos tradicionais, dinamizado pelo Centro Cultural, Desportivo e Recreativo de A-dos-Ruivos e pelos responsáveis da banca “Gangas e Companhias”, que ensinaram os mais pequenos como se brincava antigamente.

Neste capítulo, destaque ainda para a Associação de Solidariedade Social do Carvalhal e para o Núcleo de Cultura, Desporto e Melhoramentos do Carvalhal, a quem coube assegurar a “Padaria da Floresta”, onde os visitantes puderam adquirir pão simples, com chouriço ou torresmos acabado de cozer.

Este espaço teve também o intuito de proporcionar às crianças a oportunidade de colocarem, literalmente, as mãos na massa, saboreando de seguida o pão que elas próprias amassaram.

Também as Junta de Freguesia fizeram questão de marcar presença no evento, tendo a da Roliça dedicado o seu espaço à batalha ocorrida no seu território em 1808, a União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo convidou as crianças a construírem comedouros para os pássaros que habitam na Mata, enquanto a do Carvalhal recorreu às cascas de caracol das “Luminárias de São José”, para no seu interior os petizes plantarem um feijão ou uma planta suculenta.

Para além de um espaço lúdico, a organização pretendeu que a “Floresta Mágica” tivesse também uma componente pedagógica e de valorização do património, das tradições e da história do concelho.

Para além das já mencionadas, a arqueóloga municipal dinamizou a atividade “Mergulho no Tempo”, que consistiu no ensino de temas, técnicas e recriação artesanal de utensílios de pintura parietal Paleolítica, com envolvimento activo dos alunos da disciplina de “Arqueologia do Concelho” dos “Universitários 50 +” na produção de pincéis de ráfia e bonecas de algodão usados pelas crianças na decoração do interior de uma cabana pré-histórica criada para esse efeito.

Do projeto municipal “Universitários 50+” participaram também no evento as turmas das disciplinas de costura, da formadora Amélia Bernardo, de cerâmica, do formador Mário Morgado, e de feltro, da formadora Maria Helena Marcão.

Outras entidades envolvidas na “Floresta Mágica” foram o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, com a participação dos alunos dos cursos profissionais de Turismo Rural e Ambiental e de Cozinha e Pastelaria, bem como a Guarda Nacional Republicana, que esteve presente com vários efetivos e diversas viaturas.

Presentes estiveram também o fotógrafo Celestino Santos, que foi captando com a sua lente enfeitiçada os sorrisos dos mais pequenos, assim como a empresa “Águas do Tejo Atlântico”, que de forma lúdica sensibilizou os mais novos para a preservação e o cuidado que devemos ter com este bem tão precioso.

No âmbito das várias atividade, é igualmente de sublinhar a excelente animação que, ao longo do fim-de-semana, foi proporcionada a miúdos e graúdos pelos atores do grupo de teatro de rua “Artelier”.

No final do evento i Município do Bombarral agradeceu a todas as pessoas e entidades que estiveram envolvidas, a quem consideram se deve grande parte do sucesso desta iniciativa.

Redes Sociais
RSS
Follow by Email
Facebook

Google+

http://comercioenoticias.pt/2018/06/04/floresta-magica-encantou-miudos-e-graudos-no-bombarral/
Twitter

Gina Morais Riografica EPRM Megamaior Megamaior Riografica

Comentar »

Deve iniciar sessão para comentar.