Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

CICLO MANOEL BARBOSA NO TEATRO ACADÉMICO GIL VICENTE EM COIMBRA

Paulo Araujo 26 Setembro, 2018 0
CICLO MANOEL BARBOSA NO TEATRO ACADÉMICO GIL VICENTE EM COIMBRA
 

Inicia-se já a no próximo dia 1 de outubro, o Ciclo Manoel Barbosa que a Universidade de Coimbra/Faculdade de Letras e o Teatro Académico Gil Vicente organizaram sobre a sua obra no âmbito das artes performativas, das quais foi um dos primeiros executantes em Portugal e que ao longo de décadas tem obtido projeção internacional, sendo considerado um dos históricos performers de origem europeia.

Do Ciclo, com início a 1 de outubro no Teatro A.G.Vicente, constará:  Orientação dum Workshop de Performance Art entre 1 e 5 de outubro;  a 3, dará uma Aula na Universidade tendo como tema o seu trajeto entre 1973 e 2017; a 6, às 14:00, no Teatro A.Gil Vicente será entrevistado publicamente por artistas da sua geração, com perguntas e comentários do público ; pelas 16h00 inicia-se a apresentação de cinco Comunicações (seguidas de debate) sobre o seu trabalho, por professores da Universidade de Coimbra, da Universidade Nova de Lisboa, uma assessora/investigadora de arte da Tate Modern de Londres, uma historiadora de arte e uma coreógrafa.  Às 21h00 no TAGV apresentará a Performance operática Groormz (Vortex III) com cerca de 70 minutos de duração, a performar por M.Barbosa mais 11 performers e música live do icónico grupo Telectu.

Proximamente, M.Barbosa será entrevistado por dois professores universitários, sobre a sua vida e obra global.

Está prevista uma exposição em Coimbra, em 2019, ainda sem data e local definidos, com projetos desenhados e pintados para obras performativas.

O Ciclo culminará no final do ano com a edição (da Universidade de Coimbra) de um livro-Monografia com uma longa entrevista, fotografias, reproduções de obras visuais, análises críticas surgidas na imprensa portuguesa e estrangeira, depoimentos, oito textos analíticos de docentes universitários, duma coreógrafa, duma historiadora de arte, dois músicos, e uma breve biografia.

Todo o ciclo será gravado em Vídeo e fotografado para posteriores edições.

Na noite do passado dia 22 de Setembro, Manoel Barbosa encerrou, a convite, a Gala de Encerramento (também com um Concerto de António Pinho Vargas) da XX Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira, que celebrou 40 anos de existência, tendo M.Barbosa estado na I, II, IV e XVI bienais.

Tem outras atividades agendadas a partir de 2019, entre as quais o convite para a Trienal de Mumbai, na Índia.

Manoel Barbosa nasceu em 1951, em Rio Maior.  Vive e reside em Lisboa e temporariamente em Nova Iorque e na cidade italiana de Como.

Atividade: Pintura, Performance Art, Instalação.  A convite, tem apresentado conferências em universidades também doutros países.

Inúmeras exposições e cerca de 100 obras performativas apresentadas em Portugal e no estrangeiro: museus, institutos, galerias, festivais, encontros, simpósios.  Vasta bibliografia sobre a sua obra.

Redes Sociais
RSS
Follow by Email
Facebook

Google+

http://comercioenoticias.pt/2018/09/26/ciclo-manoel-barbosa-no-teatro-academico-gil-vicente-em-coimbra/
Twitter

Gina Morais Riografica Megamaior Megamaior Riografica

Comentar »

Deve iniciar sessão para comentar.