Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

ABRIL É “MÊS AZUL” EM RIO MAIOR

Paulo Araujo 4 Abril, 2019 0
ABRIL É “MÊS AZUL” EM RIO MAIOR
 

A inauguração decorreu durante a manhã de ontem, 3 de abril, e a iniciativa visa a prevenção dos maus-tratos na infância

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Rio Maior (CPCJ) e o CAFAP da Associação Aldeias de Crianças SOS de Rio Maior, promovem durante este mês de Abril a atividade Mês Azul – mês da prevenção dos maus-tratos na infância, com a finalidade de despertar a atenção em relação a esta problemática social e consciencializar a comunidade para o seu papel na prevenção dos maus-tratos na infância, o fortalecimento das famílias, no sentido de uma parentalidade positiva e numa perspetiva de empowerment, o fortalecimento das próprias crianças.

O mês de Abril é considerado mundialmente como o Mês da Prevenção Contra os Maus Tratos na Infância, tendo sido criado pelo movimento Laço Azul, ao qual o nosso país aderiu, muito especialmente através das CPCJ e diversas Instituições que trabalham com crianças.

Em Rio Maior a iniciativa arrancou esta quarta-feira, tendo a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, acompanhada dos vereadores João Lopes Candoso e Miguel Santos, que detém o Pelouro da Ação Social, marcado presença na iniciativa “Laço Humano – Serei o que me deres que seja AMOR”, que decorreu no Jardim Municipal de Rio Maior.

Os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico protagonizaram um dos momentos mais aguardados desta sessão ao efetuarem um laço humano, visando despertar e consciencializar os envolvidos e a própria comunidade para a temática.

A este evento seguiu-se a inauguração da Instalação “Mês Azul”, também no Jardim Municipal, uma obra levada a cabo pelos alunos do ensino básico dos estabelecimentos de ensino do concelho e montada pelos alunos da Escola Profissional de Rio Maior, que se fez representar pelo seu diretor, João União, que participou nos dois eventos, assim como o presidente da Junta de Freguesia de Rio Maior, João Rebocho e representantes das demais entidades envolvidas na iniciativa.

Ainda no âmbito do “Mês Azul” a Equipa Multidisciplinar de Intervenção Concelhia está a dinamizar uma atividade nas salas do Pré-Escolar dos estabelecimentos de ensino do concelho sobre a história do Laço Azul, que simboliza as celebrações deste mês e que apela também aos direitos das crianças.

Na sua intervenção, a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior salientou que “a campanha Laço Azul que iniciou hoje no nosso concelho pretende despertar consciências e assinalar a importância de prevenir os maus-tratos na infância”.

Isaura Morais agradeceu ainda o envolvimento de todas as entidades parceiras nesta iniciativa, referindo que “o melhor do mundo são as crianças”.

O movimento Laço Azul teve origem nos EUA, no ano de 1989. Quando Bonnie Finney divulgou a história trágica dos maus-tratos a que os seus netos eram sujeitos. No intuito de despertar consciências e sobretudo suscitar questões, esta avó atou à antena do seu carro uma fita azul, a cor azul simbolizava as marcas deixadas pelo agressor no corpo dos seus netos.  A fita servia de mote para contar os acontecimentos dramáticos e alertar para a problemática dos maus tratos na infância. Esse primeiro laço deu origem ao movimento, que rapidamente ganhou dimensão mundial.

 

 

www.autopecas24.pt FPRM --> PASKA CAR Gina Morais Wash Rio Riografica Riografica

Comentar »

Deve iniciar sessão para comentar.