Ana Cláudia Gomes, estudante do 2.º ano do Curso Técnico Superior Profissional de Secretariado em Saúde na Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS), concluiu recentemente o seu estágio na Unidade de Saúde Familiar São Domingos (USF São Domingos), em Santarém, com um projeto inovador intitulado “Otimização da Divulgação sobre Literacia em Saúde”.
Este projeto visou a introdução de um código QR nos panfletos informativos disponíveis num expositor da USF São Domingos, permitindo aos utentes aceder a estes materiais em formato digital. O objetivo foi otimizar recursos materiais, nomeadamente toner e papel, ao reduzir a necessidade de impressões constantes dos documentos, uma vez que os folhetos físicos são regularmente retirados pelos utentes para consulta.
Durante a frequência do estágio, a estudante teve a oportunidade de aprender e aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos no curso, assim como compreender melhor o papel do Secretário Clínico numa organização de saúde, bem como as exigências e desafios que surgem no quotidiano de uma USF. Além disso, destaca Ana Cláudia Gomes, “o estágio proporcionou-me a oportunidade de implementar um projeto inovador, que se constatou ser pertinente no âmbito da melhoria da qualidade nesta USF”.
Fazendo um balanço positivo da experiência, a aluna relata “aprendi a trabalhar em equipa, a gerir o tempo de forma eficiente e a lidar com situações de pressão. A experiência foi muito enriquecedora e contribuiu significativamente para o meu desenvolvimento pessoal e profissional”.
Ana Cláudia Gomes expressa ainda a sua gratidão pela oportunidade concedida pela Escola Superior de Saúde de Santarém, pela coordenadora da USF São Domingos, a médica Francia Ferraz, estendendo o agradecimento a toda a equipa da USF, em particular à sua tutora, Maria José Santos. “Espero poder continuar a crescer e a evoluir com base nas experiências e conhecimentos adquiridos durante este estágio”, conclui.
O projeto “Otimização da Divulgação sobre Literacia em Saúde” implementado pela aluna na USF São Domingos demonstra como a integração de soluções digitais pode contribuir para a eficiência dos recursos nas unidades de saúde, promovendo simultaneamente a literacia em saúde entre os utentes e contribuindo para a melhoria contínua dos serviços prestados à comunidade.
