A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) inaugurou Sede na Casa do Campino, no dia 30 de abril, numa cerimónia que também serviu para assinalar o seu 17º aniversário.
Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), João Moura, Secretário de Estado da Agricultura, Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, e Luís Encarnação, Presidente da AMPV, fizeram o descerramento da placa comemorativa da inauguração da Sede da AMPV, numa cerimónia que também contou com João Teixeira Leite, Vice-presidente da CMS, Beatriz Martins, Alfredo Amante, Nuno Russo e Nuno Domingos, Vereadores da CMS, entre muitas outras personalidades e entidades que se associaram ao evento. Uma cerimónia que foi antecedida pela assinatura do protocolo de cedência das instalações da Sede da AMPV pelo Município de Santarém.
Ricardo Gonçalves começou por agradecer à AMPV por ter escolhido Santarém para a localização da sua nova Sede. O Presidente lembrou que Santarém é “a Cidade do Vinho 2024 em conjunto com Almeirim, Alpiarça e Cartaxo, um evento que tem sido muito importante para Santarém ao longo do ano”. Ricardo Gonçalves falou da importância dos territórios vinhateiros, no mundo rural e do valor acrescentado que traz às nossas regiões, bem como a vertente do turismo, em que o vinho está interligado com a gastronomia.
João Moura afirmou que “o vinho é um dos nossos produtos de excelência e que a diversidade de cada região tem no seu todo o grande benefício”. João Moura defende “uma maior valorização territorial, bem como uma nova imagem de marca da agricultura, onde o trabalho dos agricultores deve ser mais reconhecido e valorizado”.
Pedro Machado, por seu turno “destacou as características e as potencialidades do nosso país na área do enoturismo e a importância de promover Portugal e os seus vinhos nos mercados externos. O crescimento do número de turistas estrangeiros que escolhem Portugal como destino de férias é animador”.
Luís Encarnação agradeceu a parceria com o Município de Santarém para a cedência do espaço da nova Sede da Associação e avançou que “um dos principais objetivos da AMPV é ter metade dos municípios portugueses na Associação até final do mandato, sendo que neste momento a associação tem 140 municípios associados”.
As comemorações prosseguiram com um jantar para celebrar os 17 anos da AMPV, abrilhantado com a atuação dos fadistas João Chora e Rui Tanoeiro, acompanhados pelo guitarrista Custódio Castelo, onde foram entregues os “Prémios Prestígio da AMPV”:
– Prémio Museu do Vinho: Museu do Pico;
– Prémio Enoturismo: 20 anos da Essência do Vinho;
– Prémio Entidade do ano: CNOIV – 100 ANOS OIV
– Prémio Personalidade do ano: Leonor Freitas – Casa Ermelinda Freitas.