Assim que surgiram, as criptomoedas oscilaram entre uma grata surpresa e um grande receio. Isto porque, apesar de apontarem para caminhos que demonstram como era possível uma nova moeda ser forte e surpreendente, traziam consigo o medo do novo, inerente ao ser humano.
Sendo assim, precisou de algum tempo para de facto mostrar toda a força que possui. E, ainda que seja assim tão firme, ainda anda a passos menos largos do que boa parte dos demais investimentos.
Grande parte desta insegurança (se não toda) dá-se pela falta de conhecimento, e não pela instabilidade da moeda, propriamente dita. Pensando nisto, preparámos um compilado de informações desde as mais básicas até algumas concepções de mercado para ficarmos um pouco mais inteirados sobre as cripto.
Como as criptomoedas funcionam?
Uma moeda completamente digital, com segurança coberta por criptografia de dados, as criptomoedas são operações seguras ligadas diretamente ao blockchain. Isto mantém tudo em pleno funcionamento e, apesar de assegurar o sigilo e anonimato, também permite completa transparência nos actos. Acessadas por meio de carteiras virtuais, elas podem ser transaccionadas por qualquer um que tenha acedido à rede. Saber como comprar criptomoedas está mais fácil do que nunca.
Até bancos digitais comuns já estão trabalhando com tais moedas e tornando ainda mais populares as formas de monetização, aceitas em cada vez mais lugares. Portanto, há muito a explorar!
O que os dados dizem sobre a realidade atual das cripto
Segundo algumas pesquisas, as cripto hoje, no Brasil, são conhecidas por basicamente toda a população e desejada por cerca de 35% dela. A atenção passou a voltar-se assim de forma tão significativa porque as pessoas começaram a ver que, além da oscilação existente na moeda, há a rentabilidade.
Até maio do ano de 2023, por exemplo, o Bitcoin teve uma alta de mais de 50%, superando o ouro, a renda fixa e até o Ibovespa. Esta movimentação chamou a atenção de investidores em geral, que passaram a olhar as criptomoedas com olhos mais gentis.
Os dados brasileiros imprimem apenas uma parte de toda a cena mundial. Em Portugal, por exemplo, já existe até mesmo uma regulamentação específica sobre os ganhos obtidos com a moeda. Tal ponto só imprime o quão ela se fortalece dia após dia.
Mas ainda vale a pena investir?
A verdade sobre qualquer tipo de investimento é que podemos ter alguma ideia sobre o futuro dele, mas a certeza é bastante improvável. Sendo assim, seria irresponsável da nossa parte afirmar com certeza qualquer cenário para as criptomoedas, ainda que haja indícios de que o futuro pareça promissor.
Porém, o que somos capazes de verificar, assim como qualquer pessoa que analisar o quadro com cautela, é que este é um momento de ascensão, logo, as expectativas são de que aconteça ainda um período de bons retornos. Sabendo quando, quanto e como investir, as probabilidades são de que os lucros sejam bastante interessantes, tanto a curto quanto a longo prazo.