David Santos, de 40 anos e natural de Óbidos, alcançou o pódio no TransPortugal MTB, uma das mais duras provas de BTT em Portugal, conquistando o 3º lugar da geral. Venceu a 8ª e última etapa da competição, realizada entre Monchique e Vilamoura, numa distância de 117 km. A vitória foi obtida no passado dia 12 de maio.
Neste ano em que o TransPortugal MTB celebra 20 anos, o pódio de David Santos tem um sabor especial. O atleta obidense competiu não como profissional, mas como um desafio pessoal, motivado pela recuperação da saúde do seu filho. Esta conquista superou as expetativas para alguém que pratica a modalidade apenas por lazer.
David Santos ‘agarrou’ o 3º lugar na 3ª etapa na Serra da Estrela, entre Fornos de Algodres e Penhas da Saúde, no dia 7 de maio, numa distância de 75 quilómetros, ao percorrer com o tempo de 04:25:26. Manteve o 3º lugar até ao final, dilatando a vantagem nas duas últimas etapas. A vitória na derradeira etapa permitiu-lhe subir ao pódio na classificação final.
“Tinha muitas emoções guardadas desde que me propus a fazer o TransPortugal”, começa por dizer o atleta, acrescentando que “já tinha tido a primeira frustração em 2022 e, na altura, custou-me bastante não ter concluído. Mas agora, é uma sensação de superação, pois todo o trabalho de preparação deu resultados, e um sentimento de alegria extrema por ver ali a minha família no dia em que ganhei a etapa. Foi, ao mesmo tempo, dar-lhes também um pedacinho daquilo que lhes tirei com o tempo que canalizei para o treino.”
Para as pessoas que, em qualquer área, estejam a passar por uma situação semelhante e queiram alcançar um feito como o que acaba de concluir, David adianta “acreditem em vocês próprios, no que parece impossível. Não aceitem o ‘tu não vais conseguir’, procurem os melhores profissionais para ajudar a realizar o desafio, muita disciplina e foco.”
“Quando andamos nestas provas, acabamos por conhecer pessoas de vários sítios do globo. Mas as mensagens que recebi de Óbidos, a minha terra querida, onde nasci, cresci e me formei como pessoa, onde tenho a minha família, onde tenho tantos amigos, foram super gratificantes, pois muitos deles nem sabiam que eu fazia BTT e estavam ali todos a seguir a prova e a ver os pontinhos da localização”, diz, com emoção, o atleta. “É muito bom sentir que és querido nas tuas raízes. Sentir esse apoio dá ainda mais motivação, pois sentes que acreditam em ti e no ‘Óbidos’ que partilhamos no coração”, finaliza.
Os seus projetos para o futuro são muitos. David gostaria de repetir esta prova e alcançar o lugar mais alto do pódio, participar no Titan Desert Marrocos, no Transpyr (uma travessia de uma ponta a outra dos Pirenéus). Já para o mês de agosto, planeia competir no Extreme Peneda Gerês e, em outubro, pretende lutar pelo campeonato regional do Algarve.
David Santos agradece ao Executivo municipal, a todos os obidenses e à WorldBeliever – Esplanada de Santa Maria, Arco da Cadeia, por todo o carinho e apoio prestado.
Como de costume, o percurso da competição atravessou praticamente o país de norte a sul. Foram mais de 930 km, com 14.000 metros de desnível acumulado positivo. Esta distância dividiu-se pelas oito etapas que compõem este enorme desafio, sendo a mais curta de 74 km e a mais longa de 196 km. O evento decorreu entre os dias 5 e 12 de maio.