𝗨𝗺𝗮 𝗼𝗯𝗿𝗮 𝗽𝗶𝗼𝗻𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗱𝗲 𝗿𝗲𝗻𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗳𝗹𝘂𝘃𝗶𝗮𝗹
No âmbito do “Projeto de reabilitação da rede hidrográfica do rio Alviela em Santarém – Alviela 7.7”, o Município de Santarém dá início, hoje, dia 3 de junho, à empreitada Alviela 7.7, que contempla trabalhos de reabilitação fluvial.
A empreitada, com recurso a Técnicas de Engenharia Natural (TEN) e controlo de espécies exóticas invasoras, nas margens ao longo do domínio público hídrico, será realizada por uma extensão de 7km do rio Alviela e 700m do rio Centeio, na União de Freguesias de Casével e Vaqueiros, na Freguesia de Pernes e na União de Freguesias de S. Vicente do Paúl e Vale de Figueira.
É uma obra ambiental pioneira em 7,7 Km de rio, com o propósito de demonstrar os benefícios das Soluções Baseadas na Natureza para as pessoas, estimulando a reflexão e a integração das comunidades locais e dos atores-chave na concretização das ações de reabilitação e restauro fluvial, conservação dos ecossistemas ribeirinhos, promovendo a perceção do valor dos serviços dos ecossistemas prestados e das oportunidades de desenvolvimento socioeconómico dos territórios contemplados.
