A ciclista Maria Martins, mais conhecida por Tata Martins, foi na noite da última sexta-feira, 3 de maio, eleita a Atleta Feminina de 2023, tendo o nadador Diogo Ribeiro sido o escolhido na categoria masculina, na Gala da Confederação do Desporto de Portugal (CDP).
A cerimónia decorreu no Pavilhão Carlos Lopes, precisamente o grande homenageado da noite, ao receber o prémio Mérito Desportivo – Alto Prestígio .
A ciclista da Moçaria, no concelho de Santarém, disse ter ficar bastante surpreendida com a eleição, “sinceramente não estava à pera. Quero deixar uma palavra de agradecimento à minha equipa, que tem estado sempre comigo. Podia estar a enumerá-los, mas eles sabem quem são”, declarou ‘Tata’ Martins, com a pistard portuguesa a emocionar-se no seu discurso.
Tata Martins, campeã europeia de scratch, tinha como adversárias nesta eleição, a vencedora do ano passado, Auriol Dongmo, campeã europeia do lançamento do peso em pista coberta, a canoísta Teresa Portela, campeã da Europa de K2 200 metros misto, a ginasta Filipa Martins, que alcançou o terceiro apuramento para os Jogos Olímpicos, e a futebolista Kika Nazareth, que integrou a seleção feminina que se qualificou pela primeira vez para um Mundial.