O ciclista de A-dos-Francos – Caldas da Rainha, João Almeida, terminou ontem, 10 de julho, a 11.ª etapa do Tour no 6.º lugar, ascendendo à 5.ª posição da classificação geral num dia em que, assumiu, não se sentiu “muito bem”.
“Foi bastante difícil. O ritmo foi muito elevado o dia todo e a luta foi difícil. Precisámos de aumentar o ritmo nesta última subida e tínhamos um plano. Também estava muito quente. Queríamos ganhar a etapa e queríamos os pontos de bonificação. A equipa esteve incrível, controlámos muito bem e acabou por ser um dia muito bom para nós. Estamos orgulhosos”, disse o jovem ciclista português à Eurosport no final da etapa.
A etapa de ontem foi ganha por Jonas Vingegaard que bateu ao sprint Tadej Pogacar.
O esloveno Pogacar mantém assim a camisola amarela com 1.06 minutos de vantagem sobre Remco Evenepoel, que conseguiu defender a segunda posição de Vingegaard (+1.14 m), enquanto Primoz Roglic, que não evitou uma queda na descida final (mas foi recolocado com o mesmo tempo do belga), perdeu tempo na quarta posição (+2.15). João Almeida segue no 5.º lugar a 4.20 do camisola amarela.
Hoje corre-se a 12.ª etapa entre Aurillac – Villeneuve-sur-Lot, na distância de 203,6 Km, uma etapa ondulada principalmente na parte inicial.