Na passada sexta feira, 26 de abril, a PSP de Leiria, após receber uma denúncia do furto de um telemóvel no valor de 830€, constituiu arguido o próprio denunciante, um jovem com 20 anos de idade, o qual, depois de ser confrontado pelos polícias, acabou por confessar que o crime que denunciara não tinha existido, sendo aquela uma manobra que orquestrou para receber indemnização por parte da sua companhia de seguros.
Por esse motivo, o jovem passou a estar indiciado criminalmente por simulação de crime, sendo posteriormente interrogado nesse novo processo a fim de esclarecer todos os pormenores que o levaram àquele comportamento.
O caso foi comunicado ao Ministério Público (DIAP de Leiria) que prosseguirá os trâmites judiciais necessários e adequados.
A Polícia de Segurança Pública alerta para o alcance negativo deste tipo de denúncias falsas, pois além de implicarem potenciais lesões patrimoniais a outras entidades, comprometem o empenhamento de meios públicos que poderão ser necessários para situações efetivamente reais e que careçam de resposta urgente e eficaz.