Esta manhã (23 de abril), a Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) em parceria com a Câmara Municipal de Alcobaça, realizou o Workshop de Apresentação do Projeto Água do Oeste.
A sessão destinou-se a autarcas locais e organizações de produtores e serviu de lançamento de um projeto regional destinado à otimização da gestão dos escassos recursos hídricos, absolutamente necessários para a estabilidade e crescimento do setor agrícola.
“Este projeto passará pela criação de um Plano Hídrico Municipal, um diagnóstico exaustivo das necessidades e disponibilidades de água do concelho de Alcobaça. Com esta ferramenta pretende-se a localização de uma rede múltipla de açudes e represas em todas as ribeiras e rios do nosso território. Cada município do Oeste ligado à produção de Maçã de Alcobaça poderá constituir o seu Plano Hídrico Municipal, permitindo assim a criação de uma rede de gestão de água com uma abrangência territorial muito significativa”, explicou o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.
O autarca acrescentou ainda que “Alcobaça pretende ser pioneiro no Oeste na materialização de uma iniciativa desta natureza, tornando-se no impulsionador do Projeto Água no Oeste, cujo impacto refletir-se-á, por exemplo, no aumento da quantidade de água disponível e armazenada ou na redução dos impactos negativos das enxurradas das zonas ribeirinhas, entre vários outros aspetos.”