As Vespas Velutinas encontram-se neste momento a sair de hibernação. Estes seres costumam passar o inverno escondidos em pedras, árvores ou noutros locais onde encontrem abrigo. Nesta altura do ano, as fundadoras saem de hibernação e procuram um local para efetuar o seu primeiro ninho.
A meados do passado mês de março a Câmara ;Municipal do Cadaval (CMC) instalou uma centena de armadilhas um pouco por todo o concelho. Tem sido efetuada uma contagem quinzenal das vespas apanhadas e reposto o produto atrativo. A referida contagem subiu drasticamente no espaço de um ano, passando de dezenas para centenas de vespas recolhidas em cada quinzena, cada uma delas com capacidade de construir o seu ninho.
Nesse sentido, o Serviço Municipal de Proteção Civil aconselha a população a verificar a existências destes ninhos nas suas casas, beirados, alpendres, anexos, entre outros. Esses são os locais onde têm sido encontrados os primeiros ninhos.
Tendo em conta o elevado número de ninhos secundários detetados e tratados ao longo de 2023, é previsível que muitos não tenham sido identificados. Cada um destes ninhos produz até 100 vespas fundadoras e cada uma delas é capaz de reproduzir mais 100 fundadoras no ano seguinte.
Os serviços da CMC têm recebido inúmeros contactos com a indicação de avistamento de vespas. Contudo, nesta fase é prioritário identificar os ninhos primários que agora surgem para posterior tratamento.
A população pode contribuir para este controlo ao colocar armadilhas nas suas propriedades. Nos seguintes links poderá ver alguns vídeos com exemplos de fabrico de armadilhas para combate à proliferação da “vespa asiática”:
https://www.youtube.com/watch?v=rSS4-KXZwvw
https://www.youtube.com/watch?v=SHGznvLgCGA
https://www.youtube.com/watch?v=nDM3vtXr4wY
Caso aviste um ninho de vespa velutina, deverá contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil para apoio na retirada/ tratamento do mesmo.