A Câmara Municipal de Santarém revela que o ano de 2023 demonstra a manutenção da estratégia assumida de assegurar a estabilidade financeira e a consolidação orçamental, condições necessárias para garantir a capacidade financeira para usufruir dos presentes quadros comunitários de apoio – “Portugal 2030” e PRR, de forma a desenvolver o concelho, melhorando as suas infraestruturas e fortalecendo-o na sua capacidade para atrair pessoas e alavancar o investimento.
Tal como já se tinha verificado em anos anteriores, o ano de 2023 mantém a trajetória de diminuição de dívida: menos 4,2 milhões de euros face a 2022, ou seja, uma redução de 12%. Recorde-se que no final de 2011 a dívida ascendia a 99,7 milhões de euros, e que no final do ano de 2023 a mesma se situa nos 31,8 milhões de euros, apresentando assim uma diminuição de, sensivelmente, 68 milhões de euros, o que representa uma redução relativa de 68% em apenas doze anos.
Conjugados os rendimentos e os gastos do Município ao longo do ano, o resultado líquido do período apresenta-se positivo no valor de 2,1 milhões de euros, verificando-se uma diminuição de 2,2 milhões de euros, face ao obtido em 2022, representando, assim, uma diminuição de 51%.
Salienta-se ainda que, independentemente da sua natureza, todos os resultados obtidos pelo Município são positivos.
A taxa de execução orçamental da receita atingiu os 86,6% e da despesa, verifica-se uma execução orçamental de 79,9%.
A prestação de contas municipais do ano de 2023 foi aprovada por unanimidade, ontem, dia 22 de abril, em sede de reunião de Executivo Municipal.