No âmbito da criação de uma Rede de Bibliotecas de Santarém (RBS), foi assinado, na passada sexta-feira, dia 21 de junho, o protocolo de cooperação entre a Biblioteca Municipal de Santarém e os quatro Agrupamentos de Escolas (AE) do Concelho de Santarém, AE Alexandre Herculano, AE D. Afonso Henriques, AE Dr. Ginestal Machado e AE Sá da Bandeira.
Neste dia considerado por todos como histórico, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), enalteceu “o envolvimento na concretização deste projeto há muito desejado”. “Reunir num só suporte os recursos que as bibliotecas do Concelho têm é um trabalho louvável e que vai facilitar a pesquisa fidedigna e estimular o gosto pela leitura”, concluiu o Presidente.
Num trabalho de colaboração entre a Biblioteca Municipal de Santarém e os Agrupamentos de Escolas foi possível alocar as Bibliotecas Escolares ao contrato do Município de software de gestão integrada de biblioteca MindPrisma e concretizar a migração de todos os catálogos bibliográficos das Bibliotecas Escolares para o catálogo coletivo da Biblioteca Municipal de Santarém, “o qual passou a deter, à presente data, 142 mil e 87 existências registadas e catalogadas alocadas nesta rede” enfatizou Nuno Domingos, Vereador da CMS com o pelouro do património cultural, bibliotecas e arquivos.
A RBS define-se como uma estrutura de cooperação aberta à livre participação de todas as bibliotecas do Concelho de Santarém, visando a compatibilização e a troca de informação bibliográfica, o fomento de uma política coordenada de aquisições e a dinamização do empréstimo interbibliotecas, através de uma plataforma tecnológica que vai ser desenvolvida e que vai permitir o acesso através de endereço eletrónico.
Esta Rede vai servir de suporte à educação, à formação, à investigação e à difusão cultural, procurando também sensibilizar toda a comunidade educativa para o valor da missão das bibliotecas e para o seu papel social, educativo e cultural.