ÉVORA, uma aposta no futuro
Évora Capital Europeia da Cultura vai apostar em exposições, festivais, performances, concertos e espetáculos teatrais, com o esperado VAGAR alentejano.
Boas notícias para a cidade de Évora.
No dia 7 de dezembro de 2022, foi anunciado, pelo Júri da União Europeia (EU), que em 2027, Évora será a Capital Europeia da Cultura, em conjunto com a cidade letã de Liepaja.
A cada ano, duas cidades de países membros da UE são selecionadas como Capitais Europeias da Cultura.
Durante os 5 anos de preparação para o título, Évora terá a oportunidade de organizar uma série de eventos culturais significativos, como exposições, festivais, performances, concertos, espetáculos teatrais e muito mais.
Esses eventos irão atrair tanto os habitantes locais como os visitantes de outras partes da Europa, promovendo o turismo cultural e estimulando o diálogo intercultural.
Évora Capital Europeia da Cultura terá também benefícios como:
– O fortalecimento da identidade local, que cria um senso de identidade, orgulho e coesão social em torno da cidade;
– O desenvolvimento da economia, com um forte impulso no turismo, pode gerar novos postos de emprego:
– O intercâmbio cultural, que permite aos cidadãos locais participarem em projetos culturais e eventos internacionais, incentivando a diversidade cultural e o diálogo intercultural, e muitos outras vantagens importantes para a cidade.
Garantidamente, 2027 será um ano cheio de movimento e novos visitantes, e por isso, Évora terá de tomar medida essenciais para sustentar o desenvolvimento económico e cultural da cidade. Uma das medidas mais importantes poderá prender-se com alojamento local em Évora e hotéis de reconhecida qualidade, que possam acolher todos os novos visitantes.
Évora 27, o conceito vencedor
A organização escreve nas suas plataformas digitais:
“Évora_27 é um projeto da cidade, mas também do seu território envolvente, toda a região do Alentejo. A nossa proposta baseia-se no modo cultural de ser e de estar alentejano, a consciência plena de que nós enquanto humanos, estamos sempre em relação com tudo o que nos rodeia. Chamamos-lhe VAGAR. Queremos transformar Évora num laboratório vivo de ideias e soluções para o futuro da Humanidade, afirmando o VAGAR como uma outra arte de existência.”
O conceito de Évora27 tem uma verba de 34.000.0000€, através de financiamento público nacional e europeu.
O objetivo é dar a conhecer a cultura que já existe no Alentejo e valorizar a história e tradição, tornando-a relevante aos olhos de quem a vê.
Portugal aposta em Portugal
Por ser uma iniciativa que impulsiona a visita às cidades portuguesas, o Governo português anunciou a criação, a partir de 2024, da Capital Portuguesa da Cultura (CPC).
As primeiras três cidades escolhidas são as cidades que chegaram à final, mas não foram escolhidas para Capital Europeia da Cultura em 2027. Foram elas Aveiro, que será a CPC em 2024; de seguida, Braga em 2025 e, por último, Ponta Delgada em 2026.
Apoiando a cultura, fortalecemos nossa identidade, preservamos tradições e enriquecemos nossa sociedade com expressões artísticas e criativas que conectam gerações e promovem o entendimento mútuo. A cultura é a essência de um povo e o combustível para o crescimento humano e social.