O Auditório da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) acolheu na tarde de ontem, 6 de junho, a cerimónia comemorativa do 45.º aniversário do Instituto Politécnico de Santarém, sessão que contou com as intervenções do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, do Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, João Moutão, dos Presidentes das Câmaras Municipais de Rio Maior e Santarém, Filipe Santana Dias e Ricardo Gonçalves, respetivamente, do Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Santarém, Hermínio Martinho, da Presidente do CCISP – Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Maria José Fernandes, e do estudante Afonso, em representação da Associação de Estudantes do Politécnico de Santarém, tendo todos eles sido unânimes na grande dificuldade que os estudantes universitários enfrentam para conseguir arranjar alojamento nas cidades onde estão inseridos.
A anteceder o tão aguardado momento da inauguração da residência de estudantes da ESDRM, houve ainda um período de atribuição de prémios e distinções, bem como as atuações das tunas feminina e masculina da universidade riomaiorense, Sal & Tuna e Bagatuna, bem como de um grupo de dança da ESDRM.
O Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, João Moutão, deixou um agradecimento a todos aqueles que contribuíram para que este sonho se tornasse real e realçou a esperança que “mais jovens possam agora usufruir de um ambiente propício ao seu desenvolvimento académico e pessoal, contribuindo para um futuro mais próspero e equitativo”, sublinhando que “Rio Maior já há muitos anos que estava confrontada com esta necessidade, tendo a particularidade de ser a cidade do país em que há um maior número de estudantes sem residência. Este problema existe desde 2016, muito antes de se tornar um problema nacional”, realçou.
Visivelmente satisfeito, o Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, reconheceu o trabalho desenvolvido pelos seus antecessores, Silvino Sequeira e Isaura Morais, para que “a ESDRM seja hoje uma escola de referência a nível nacional”. Sobre a inauguração da residência de estudantes, o autarca riomaiorense referiu que “estas novas infraestruturas permitirão aos jovens de famílias com menos recursos financeiros possam frequentar o ensino superior em Rio Maior”.
O Bispo de Santarém, D. José Traquina, benzeu as instalações, seguindo-se uma visita às mesmas.
A residência agora inaugurada entrará em funcionamento já no próximo ano letivo, dispondo de 122 camas, representando um investimento de cerca de 3 milhões de euros, sendo que todos os quartos se encontram equipados com wc e frigorífico.
Recorde-se que esta obra estava projetada desde 2016 mas sofreu diversos obstáculos burocráticos, valendo agora os fundos do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) para a sua conclusão.
A Escola Superior de Desporto de Rio Maior tem atualmente cerca de 1200 alunos e faz parte do Instituto Politécnico de Santarém, juntamente com a Escola Superior Agrária, Escola Superior de Educação, Escola Superior de Gestão e Tecnologia e Escola Superior de Saúde.
De realçar por fim a presença nesta cerimónia de seis Deputados da Assembleia da República, a riomaiorense Isaura Morais e Inês Barroso (AD), Alexandra Leitão, Mara Lagriminha e Hugo Costa (PS), e António Filipe (CDU), bem como do antigo Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Silvino Sequeira, o grande impulsionador da criação da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, e do atual Diretor da ESDRM, Nuno Pimenta.