Um homem de 75 anos de idade, residente na vila da Benedita, caiu inanimado, vítima de doença súbita, junto ao Banco Montepio, na Avenida Paulo VI, em Rio Maior, ao início da tarde desta sexta-feira, 19 de abril.
Acompanhado pela esposa e por um filho que o tentavam socorrer, a vítima encontrava-se já em paragem cardiorrespiratória quando foi socorrido por uma patrulha da GNR de Rio Maior que circulava de carro naquele local, e ao aperceberem-se da situação não hesitarem em ir em seu socorro.
O militar da GNR Rui Silva, a cumprir serviço no posto de Rio Maior desde o ano passado, acompanhado pela militar Daniela Fernandes, iniciou de imediato as manobras de reanimação que permitiram ao fim de 10 minutos reverter a terrível situação, acabando a vítima por ser posteriormente transportada pelos Bombeiros de Rio Maior para o Hospital de Santarém, encontrando-se em franca recuperação.
O filho da vítima destaca a atuação dos militares da GNR de Rio Maior, realçando que as palavras que escreve são insuficientes para expressar a sua gratidão. “Quando eu estava sem saber o que fazer com o meu pai, a falecer nos meus braços, eis que surgiram os soldados Rui Silva e Daniela Fernandes, não são apenas dois militares, são dois anjos”, descreve.
“A experiência do militar Rui Silva com as manobras de reanimação permitiu que ele conseguisse sobrevir”, refere o filho, que acrescenta: “Quando eu e a minha mãe lhes agradecemos, responderam humildemente que este era o trabalhos deles”.
De realçar que o militar Rui Silva, que cumpriu 7 anos ao serviço dos Comandos, nas Forças Armadas Portuguesas, tem uma vasta formação em suporte básico de vida.
Esta é uma daquelas notícias que temos todo o gosto em informar, a qual teve um final feliz, e que destaca o desempenho de um militar da GNR, que acabou por salvar uma vida.