A noite de 24 de abril, em Santarém, arranca com um Espetáculo de Videomapping alusivo à data, com imagens que as diferentes gerações não podem e não devem esquecer. Este espetáculo, em colaboração com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e com a RTP, junta fotografias de Alfredo Cunha, música de Rodrigo Leão e o artista plástico Vhils, às 21h00, na fachada da emblemática EPC – Escola Prática de Cavalaria.
Pelas 21h30, tem início o Espetáculo “ESTA É A MADRUGADA QUE EU ESPERAVA”, na Parada Chaimite, encenado a partir de um texto do Coronel Joaquim Correia Bernardo, que na altura era um dos capitães envolvidos na revolução e que criou um “Plano B” e que organizou e coordenou toda a ação da EPC, no seio do Movimento dos Capitães.
Este espetáculo comunitário, reconstitui o que aconteceu na EPC antes da saída da coluna de viaturas que conduziu os Capitães de Abril a Lisboa para derrubar o Estado Novo.
A encenação do espetáculo está a cargo de Rita Lello e conta com a participação de habitantes da região, de membros da Comemorações Populares do 25 de Abril – Associação Cultural e de alunos do Curso de Artes do Espetáculo – Atores da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado.
Às 22h30 tem início a Recriação da Saída da Coluna Militar, com a presença de militares da Coluna da EPC que foi comandada por Salgueiro Maia, com saída da Parada Chaimite, na EPC, e que prossegue pelo Largo Infante Santo, Rua José Saramago, Jardim da Liberdade, Largo Cândido dos Reis, Jardim dos Cravos – Monumento a Salgueiro Maia, a caminho de Lisboa, numa parceria com o Exército Português e com o apoio da Associação Portuguesa de Veículos Militares Antigos.
Pelas 22h55, tem início o Cinema Senha a Senha com o Filme “As Armas e o Povo”, na Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário).
