No âmbito do Projeto Eramus+ “STEAM 4 Digital Natives”, a Câmara Municipal de Santarém (CMS), anfitriã do evento e a Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, organizaram um Evento Multiplicador na última terça-feira, 21 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Uma iniciativa que reuniu dezenas de jovens estudantes portugueses e da Turquia, uma ONG da Estónia, professores da Universidade da Roménia e uma ONG da Turquia, acompanhados pelos professores dos respetivos países.
João Teixeira Leite, Vice-presidente da CMS, deu as boas-vindas a todos os participantes, à capital do Ribatejo e da gastronomia portuguesa, Santarém, e no final, fez a entrega dos certificados de participação no Evento, para além da entrega de lembranças do Município de Santarém.
O Vice-presidente da CMS aproveitou para “agradecer a todos os parceiros que estiveram connosco desde a primeira hora, neste projeto, que tem levado a nossa equipa técnica para além das fronteiras do nosso país. Agradeço, calorosamente, à Dra. Vânia Horta e Dra. Susana Martinho., e às suas equipas por terem representado muito bem, juntamente com o Agrupamento Dr. Ginestal Machado, o nosso concelho e o nosso país. Na certeza de que destas reuniões de trabalho e visitas que temos feito pelo mundo fora e agora em Santarém, vai sair um projeto importante para a educação do ponto de vista tecnológico, umas das nossas áreas estratégicas”, afirmou.
Vânia Horta, Chefe de Divisão de Educação Juventude e Desporto da CMS, falou da importância de ligar comunidades, afirmando que “os municípios desempenham um papel crucial na ligação das comunidades locais com redes europeias mais amplas. Ao participar em projetos Erasmus+, os municípios promovem a colaboração internacional, trocam boas práticas e promovem a compreensão cultural”, considerou.
Vânia Horta considera ainda que é preciso melhorar os serviços locais, “os projetos Erasmus+ centram-se frequentemente na educação, na juventude e na inclusão social. Os municípios podem beneficiar da melhoria dos serviços locais, como escolas, bibliotecas e centros comunitários. Esses projetos oferecem oportunidades de capacitação, de treino e de partilha de conhecimento”. Por isso, considera que é necessário reforçar o envolvimento cívico, “os municípios envolvem os cidadãos nas iniciativas Erasmus+, incentivando a participação ativa e os valores democráticos. Ao envolver os residentes locais, os municípios contribuem para o sucesso destes projetos e criam um sentimento de pertença dentro da comunidade”, referiu.
Em suma, considera que é preciso: Promover a inovação e o empreendedorismo: os projetos Erasmus+ incentivam a inovação, e o desenvolvimento sustentável. Os municípios podem colaborar com escolas, universidades e empresas para criar soluções inovadoras que abordem os desafios locais. Aumentar a visibilidade e a reputação: A participação em projetos Erasmus+ aumenta a visibilidade de um município a nível europeu. Mostra o seu compromisso com a educação, a juventude e o desenvolvimento comunitário, o que pode impactar positivamente a sua reputação; e Promover o Acesso a financiamento e a recursos: O Erasmus+ oferece oportunidades de financiamento aos municípios para implementarem projetos relacionados com a educação, a formação, a juventude e o desporto. Estes recursos permitem que os municípios melhorem os seus serviços e criem impactos duradouros”, concluiu.
O projeto STEAM 4 Digital Natives é coordenado pela Escola Secundária Dr. Ginestal Machado e tem como parceiros a ONG Eesti People to People, organização não governamental da Estónia, a Refran School, escola de turca de Istambul, a Universidade Politécnica de Bucareste, e a Technology, Gamification and Education Association (TOYED).
Segundo Cristina Ferreira Silva, Professora e Coordenadora do Projeto Erasmus+, na Escola Dr. Ginestal Machado, “o projeto “STEAM 4 Digital Natives” foi criado depois do COVID-19, para dar resposta à necessidade nas escolas, uma vez que o digital foi a salvação da sociedade durante a Pandemia. Estávamos todos isolados e foi através do digital que o mundo pôde que continuar a funcionar”.
A Professora lembrou que “nas escolas sentimos a necessidade de utilizar o digital e nessa altura, percebemos que de facto a metodologia do jogo impulsionava os alunos, motivando-os. Neste projeto decidimos precisamente isso, através do jogo incentivar e melhorar os resultados escolares. Os alunos têm a oportunidade de criar um jogo e uma app em realidade aumentada. Ambos já disponíveis, gratuitamente, no Google Play, estando em curso a sua publicação na App Store.”
De referir que este Evento Multiplicador incluiu visitas a várias localidades e participação em workshops, destacando a Microsoft “showroom”, para discussão da importância da Inteligência Artificial e as STEAM, entre os dias 20 e 24 de maio, numa experiência totalmente inovadora para todos os parceiros que estão a desenvolver este projeto.