O Município de Santarém prestou homenagem a Salgueiro Maia, ontem, dia 25 de abril, no Jardim dos Cravos. Junto à sua estátua, teve lugar uma cerimónia evocativa do 50º aniversário do 25 de Abril, ao Capitão sem medo que na madrugada do dia 25 de Abril de 1974 saiu da Escola Prática de Cavalaria, rumo a Lisboa para derrubar a ditadura.
Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, Joaquim Neto, Presidente da Assembleia Municipal de Santarém, o Coronel Joaquim Correia Bernardo, em representação da Associação 25 de Abril, João Luiz Madeira Lopes, Presidente da Comemorações Populares do 25 de Abril – Associação Cultural, o Coronel João Andrade Silva, da Associação Salgueiro Maia e Catarina Salgueiro Maia, filha de Salgueiro Maia, homenagearam o capitão que abriu as portas à Liberdade.
Na presença de Natércia Maia, viúva do homenageado, dos seus filhos e netos, de amigos, entidades públicas e oficiais, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém lembrou que “Celebramos um momento de transformação que moldou o curso do nosso País. Há 50 anos, o povo português protagonizou uma das mais notáveis revoluções do século XX aos olhos de todo o mundo. Antes do 25 de Abril, Portugal estava sob o jugo de uma ditadura que reprimia severamente as liberdades individuais, limitava os direitos políticos e económicos dos cidadãos e perpetuava desigualdades sociais profundas. A revolução de abril de 1974 representou, assim, um momento de libertação e esperança para milhões de momento de libertação e esperança para milhões de portugueses que ansiavam por uma vida digna e justa”.
O Presidente do Município de Santarém reforçou que “No dia 25 de Abril de 1974, as correntes do regime opressor foram quebradas, dando lugar a uma aurora de liberdade, democracia e esperança. E entre os bravos que lideraram esse movimento, destaca-se um nome que permanecerá para sempre na memória do povo português: Salgueiro Maia”.