A Casa do Campino recebeu, nos dias 24 e 25 de maio, o VIII Encontro de Internos de Medicina Geral e Familiar da Lezíria com o tema “Novos Desafios em Medicina Geral e Familiar”, sendo antecedido nos dias 22 e 23 de maio por cursos pré-encontro.
Na sessão de abertura, Alfredo Amante, Vereador da Câmara Municipal de Santarém, felicitou a Associação de Médicos Internos da Lezíria (AMIL) pela organização deste evento e referiu que podem contar sempre com a autarquia para superar os desafios com que se deparam os internos de especialidade e médicos especialistas na atividade clínica diária, “com a delegação de competências para os Municípios estamos mais próximos uns dos outros, temos um diálogo muito mais facilitador e em conjunto iremos conseguir superar estes novos desafios diários com que se deparam todos os dias”.
O principal objetivo desta iniciativa é a promoção do enriquecimento curricular e a aquisição de competências fundamentais para o desenvolvimento e atualização da profissão, através da partilha de conhecimentos e experiências.
Pelo oitavo ano consecutivo, o Encontro de Internos de Medicina Geral e Familiar da Lezíria realizado em Santarém, representa um marco relevante na formação na Medicina Geral e Familiar da nossa região ao promover o conhecimento em áreas pertinentes na sua prática diária.
Como tal, o programa e os cursos pré-encontro foram direcionados para as dificuldades apontadas pela maioria dos Médicos de Família.
A Medicina Geral e Familiar desempenha um papel fundamental no Sistema Nacional de Saúde. O Médico de Família deve estar sensibilizado para os novos desafios que a saúde enfrenta atualmente e é o responsável pela prestação de cuidados que se baseiam no atendimento de proximidade, acessível, contínuo, abrangente e centrado na pessoa. O médico de família acompanha os utentes ao longo da sua vida, na prevenção, diagnóstico, tratamento da doença aguda e crónica, reabilitação e cuidados paliativos, servindo também como elo de ligação a outras especialidades médicas e profissionais não médicos na área da saúde, assumindo-se como o principal gestor do doente.