A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo e a Unidade Local de Saúde de São José organizaram recentemente as Terceiras Jornadas de Traumatologia Ortopédica.
Este evento científico decorreu no Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE, em Lisboa.
O programa do evento cobriu uma vasta gama de temas relacionados com a traumatologia ortopédica, incluindo fraturas no tornozelo, ombro e fémur, além de debates sobre os Centros de Responsabilidade Integrada (CRI). Também foram apresentados diversos posters científicos.
A Comissão Científica, responsável pela organização, reuniu uma equipa diversificada de especialistas das duas unidades de saúde. O evento contou com palestrantes e moderadores renomados de várias instituições nacionais e internacionais.
Os Presidentes das Jornadas foram Amílcar Valverde, Diretor do Serviço de Ortopedia e do Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia (CRI Orto) da ULS Médio Tejo, e João Varandas Fernandes, Diretor do Centro de Responsabilidade Integrado de Traumatologia Ortopédica da ULS São José.
Com aproximadamente 300 participantes, as jornadas proporcionaram uma plataforma significativa para a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais da área. O evento destacou os avanços e desafios no campo da ortopedia e traumatologia.
Os palestrantes do CRI de Ortopedia da ULS Médio Tejo incluíram os médicos Amílcar Valverde, Eduardo Ferreira, Gabriel Pina, Bruno Carvalho, os enfermeiros José Miguel Trigo e Fernando Silva, e os médicos internos Ricardo Teixeira, Sónia Rodrigues, Pedro Chaves e Catarina Rodrigues.
Os médicos internos do CRI de Ortopedia da ULS Médio Tejo tiveram uma participação ativa, apresentando trabalhos científicos em formato de poster. O médico interno Ricardo Teixeira recebeu um prémio pelo seu poster intitulado “Porque falha a fixação do colo do fémur? Revisão de Literatura e propósito de um caso”, que pode encontrar em anexo e aqui.