

O Jardim Municipal de Rio Maior recebeu ao final da tarde da última terça-feira, 22 de julho, a apresentação da candidatura Juntos Pelo Futuro (PPD/PSD / CDS-PP) à Câmara Municipal de Rio Maior e às Juntas de Freguesia do Concelho, sob o lema “Vamos em Frente”.
O atual Presidente da Câmara Municipal, Filipe Santana Dias, encabeça a lista que apresentou já os quatro atuais Vereadores, Lopes Candoso, Carla Dias, Miguel Santos e Leonor Fragoso.
Perante um vasto número de apoiantes, a sessão principiou com a intervenção de Miguel Santos, Presidente da Concelhia do CDS-PP de Rio Maior.
Miguel Santos começou por dizer “como é bom estar entre a nossa gente a sentir a vossa força e a apresentar mais uma vez esta candidatura”. O jovem Vereador destacou de seguida o trabalho realizado pelo atual executivo, “nos últimos quatro conseguimos encontrar a união, a convergência e a força, porque o que nos une é de facto o amor maior que se chama Rio Maior”, realçou, formulando o desejo para que “nos próximos quatro anos possamos continuar juntos os cinco em prol deste concelho”.

Seguidamente, Miguel Santos referiu que “hoje tornou-se muito fácil falar do que está certo ou errado, da moral ou da falta dela, sobretudo se for atrás de um écran ou numa rede social. Difícil é assumir responsabilidades, é dar o ‘corpo às balas’ e estar aqui presente”.
Prosseguindo, o líder local do CDS-PP referiu: “Cresci nesta cidade onde comecei a andar nas suas pedras da calçada, sou feito de memórias que só cá quem cresceu conhece. Muitos de vocês acompanharam-me de muito novo e sabem a forma aguerrida com que sempre defendi a nossa cidade, o nosso concelho e a nossa gente”, acrescentando: “Muitas vezes questiono-me como é que é possível que gente da nossa gente que cresceram aqui como nós, que supostamente vivem e sentem o nosso concelho como nós sentimentos sejam muitas vezes aqueles que em vez de serem os seus principais dinamizadores sejam os seus principais castradores”.
Miguel Santos disse ainda: “Viu-se recentemente disseminado nas redes sociais com toda a pujança e coragem que o hi-fi empresta uma notícia que falava do relvado do nosso estádio municipal e do seu estado da relva, colocando em causa os jogos da I Liga no nosso concelho, uma intervenção devidamente prevista e planeada por esta Câmara e pela Desmor. Não importava o planeamento nem o esclarecimento, até porque ele nunca foi pedido, o que importava era acusar, denegrir e especular. Veja-se que era de tal ordem a preocupação com o relvado que no fim das publicações via-se o hashtag ‘mudar’, mas não era o relvado, era supostamente ‘Mudar com Rumo’, o slogan do Partido Socialista. O que eu não vi em lado nenhum nas publicações foi a identificação dos responsáveis por termos em Rio Maior a jogar uma equipa da I Liga, mas também não vi nenhuma referência à construção de um novo campo relvado no Complexo Desportivo e à substituição do relvado sintético, ao apoio considerável ao Alcobertas Futebol Clube para os melhoramentos no seu campo, ou mesmo ao compromisso assumido entre a Câmara e a União Desportiva de Malaqueijo para que possam fazer o mesmo. Não vi porque o que lhes interessa é apagar o progresso do concelho e isso é inaceitável”.
A concluir, Miguel Santos dirigiu-se ao candidato do Partido Socialista dizendo: “Tenho visto por aí disseminadas pela cidade várias placas com uma mensagem, e muitas têm sido as interpretações sobre elas, vejam até que me têm questionado se são lembretes para os jardineiros mudarem as flores, mas depois de muito pensar sobre isto concluo que o conteúdo das placas de facto até faz algum sentido. A placa diz: ‘Mudar Miguel Paulo 2025’, e eu não poderia estar mais de acordo, Miguel Paulo tem mesmo de ser mudado em 2025 e isso só será possível com uma forte derrota do Partido Socialista”, concluiu.
Seguiram-se as intervenções de Pedro Pereira, Presidente da Distrital do CDS-PP, e de Ricardo Oliveira, Presidente da Distrital do PSD, os quais deixaram grandes elogios ao trabalho desenvolvido pelo atual executivo camarário, assim como formularam o desejo que esta Coligação alcance uma vitória significativa nas próximas eleições autárquicas.
Nesta sessão foi ainda apresentada a atual Presidente da Assembleia Municipal de Rio Maior, a Deputada da Assembleia da República, Isaura Morais que se recandidata ao cargo.
Isaura Morais começou por se dirigir aos presentes para dizer que “a vossa presença dá-nos a força, a vontade e a dinâmica que nos tem feito andar ao longos destes anos na vida autárquica, quer na Câmara, quer na Assembleia Municipal, quer também nas nossas Freguesias”, salientando que “seriedade e competência é o que nos tem orientado e sido o nosso lema perante os nossos concidadãos”.
Prosseguindo, Isaura Morais referiu: “Sou recandidata à Assembleia Municipal e é com sentido de missão, responsabilidade e de profundo orgulho que me apresento à liderança deste órgão, integrando uma equipa sólida e determinada em torno de um projeto claro para o presente e o futuro do nosso concelho. Ao longos dos últimos anos exerci esta função com dedicação, espírito de diálogo e respeito pelo pluralismo que define a nossa democracia local”, salientando que a “Assembleia Municipal é um espaço de liberdade, de debate construtivo e de fiscalização responsável do nosso executivo municipal. Uma casa que honra os riomaiorenses e que sempre soube colocar os interesses de Rio Maior acima de qualquer agenda partidária”.

A concluir, Isaura Morais realçou que “hoje volto a assumir o desafio de ser Presidente da Assembleia Municipal de Rio Maior com a mesma energia e convicção, mas com experiência acrescida de quem conhece bem o cargo e a importância do equilíbrio institucional. Quero continuar a garantir que a Assembleia Municipal possa estar próxima das pessoas”, recordando que as mesmas se realizam aos sábados durante a tarde de forma a que as pessoas possam participar.
A finalizar a sessão usou da palavra o candidato à Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, que se recandidata ao cargo, o qual começou por lembrar a sua entrada na vida política: “Gostava de vos dizer e relembrar que a população de Rio Maior me deu a honra e o orgulho de ser Presidente da Junta de Freguesia de Rio Maior durante oito anos da minha vida, mais quatro anos que estive com a liderança de Isaura Morais, são doze anos de vida que entreguei à Junta de Freguesia de Rio Maior, e relembro isto para dizer que é para mim uma honra e um orgulho ter feito este caminho”. Filipe Santana Dias deixou também um agradecimento a todas as Juntas de Freguesia do concelho, “ao longo dos últimos quatro anos foram parceiros inestimáveis da Câmara Municipal”, realçou.
“Se temos este amor pelas Juntas de Freguesia tínhamos a obrigação de encontrar candidaturas a todas as Juntas de Freguesia do Concelho que abraçassem este projeto com a mesma vontade e o mesmo sonho que nós, e hoje tenho a honra de ter connosco dez candidatos às Juntas de Freguesia. Preciso e quero ter o conforto deste homens e mulheres junto a mim para poder continuar a minha intervenção”, realçou Filipe Santana Dias que apresentou de seguida os candidatos às Juntas de Freguesia, os quais subiram a palco.
Tiago Martins, que no atual mandato substituiu Paulo Dias, será o candidato da Coligação Juntos pelo Futuro à Junta de Freguesia de Alcobertas. Para a Junta de Freguesia de Arrouquelas a Coligação mantém a aposta em Teresa Fialho, que nas últimas autárquicas saiu derrotada para o candidato do PS Mário Pião. Em Asseiceira será Filipa Raimundo que volta a recandidatar-se ao cargo.
Para a União de Freguesias de Azambujeira e Malaqueijo a Coligação Juntos Pelo Futuro apresentou a candidata Maribel Rodriguez, uma estreante nestas andanças. Mais uma estreante é a candidata à Junta de Freguesia de Fráguas, Catarina Seabra. Francisco Silvestre volta a recandidatar-se à presidência da União de Freguesias de Marmeleira e Assentiz.
A candidatura da Coligação apresentou de seguida mais uma estreante, a candidata à presidência da União de Freguesias de Arruda dos Pisões e Outeiro da Cortiçada, Deolinda Carreira. Em Rio Maior, João Rebocho apresenta-se para a sua terceira candidatura consecutiva. Ricardo Silva é o candidato à União de Freguesias de São João da Ribeira e Ribeira de São, ele que é o atual Secretário do executivo liderado por Leandro Jorge, que agora termina o seu mandato e não pode recandidatar-se. Por fim foi apresentada a candidata à Junta de Freguesia de São Sebastião, Cátia Agostinho, atual Presidente.
Voltando à intervenção de Filipe Santana Dias, o candidato fez de seguida um resumo do que foram os últimos quatro anos: “Para programarmos o futuro temos de conhecer o nosso presente e respeitar o nosso passado. Este mandato que brevemente termina foi muito, muito exigente, mas onde conseguimos alcançar o sucesso do Município, e este sucesso só é válido se conseguirmos mobilizar a comunidade que servimos, e felizmente durante estes quatro anos Rio Maior conseguiu atingir o sucesso. Partilharei convosco algumas conquistas que em conjunto todos tivemos”.

Na área da saúde o candidato referiu: “Vamos lançar esta semana o concurso para um investimento de quatro milhões de euros no Centro de Saúde de Rio Maior, melhorando as condições dos utentes e dos profissionais de saúde”, relembrando que “quando a autarquia começou a exigir junto das entidades da saúde que precisávamos há 30 anos de ver obras feitas no Centro de Saúde, disseram-nos têm aqui quatrocentos mil euros e façam lá o melhor que possam, mas os riomaiorenses são feitos de fibra e nesse dia começámos a bater o pé, e o presidente de Câmara teve de ser indelicado algumas vezes, mas a verdade é que dos quatrocentos mil euros passámos para três milhões de euros de financiamento, e desses três milhões a Câmara recusou-se e desenvolveu um projeto que vai beneficiar o Centro de Saúde, construindo uma cafetaria, ordenar o trânsito e dar melhores condições a todos, o qual vai orçar em quatro milhões de euros”.
Na área da educação Filipe Santana Dias destacou as obras de vulto desenvolvidas nas escolas sede e na formação de todos os auxiliares educativos, “são eles que tratam o nosso bem mais precioso, as nossas crianças”, destacou.
Seguidamente o candidato da Coligação virou-se para o Desporto para dizer que “com o nosso trabalho e de toda uma comunidade é possível ter uma equipa da I Liga a jogar em Rio Maior, e isso devesse a todos os riomaiorenses”.
“No Turismo fizemos um trabalho invejável, aumentámos a visitação ao concelho de Rio Maior em visitantes nacionais e estrangeiros em mais de 50% e aumentámos o número de camas em parceria com as entidades privadas em mais de 60%”, realçou Filipe Santana Dias que destacou também o associativismo riomaiorense, “apoiámos muito as nossas associações, quer nos contratos programa para as suas atividades, quer nos transportes para poderem levar os seus sócios às suas atividades, ou mesmo nas obras pontuais. Neste mandato de 2021 a 2025 entregámos mais de três milhões de euros às nossas associações. Duvido que haja outro concelho que consiga atingir estes números”, disse Filipe Santana Dias, que enumerou também os planos desenvolvidos para apoiar os jovens riomaiorenses.
Na ação social, o candidato destacou o forte apoio monetário para as obras da Estrutura Residencial para Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior, as obras no Lar e Centro de Dia dos Sourões, e também as obras nas Creches da Chainça e Malaqueijo. “Na cultura e nos grandes eventos trouxemos notoriedade ao concelho de Rio Maior a nível nacional e internacional”, destacando os Presépios de Sal, as Tasquinhas e a Frimor.“Estamos a trabalhar também na proteção animal, mobilidade urbana e na proteção civil”, realçou.
Virando depois a sua intervenção para a candidatura da concorrência, Filipe Santana Dias disse que “infelizmente temos no nosso concelho quem ache que dizer mal é a forma de ganhar notoriedade política, e como é que se responde a esta gente? Com números do Instituto Nacional de Estatística”, referindo que “Rio Maior é um concelho em pleno emprego há mais de uma década. Deixem-me dizer que neste mandato, de 2021 até ao final de 2024, os postos de trabalho em Rio Maior cresceram 8.6%, o número de empresas em Rio Maior cresceu 7.8%, o volume de negócios das empresas riomaiorenses cresceu 42.7%, e as exportações cresceram 44%, portanto dizer mal destes números é dizer mal de Rio Maior, é dizer mal dos empresários e dos trabalhadores que todos os dias dão o melhor para fazer crescer a nossa cidade e o nosso concelho”.
O candidato da Coligação falou ainda das obras, destacando a intervenção na Estrada Nacional 114, e as obras na Moagem e na Casa Poeta Ruy Belo. No entender de Filipe Santana Dias, as obras na Estrada Nacional 114 são “a maior conquista de Rio Maior nas últimas décadas, uma obra que há mais de 30 anos era desejada por todos nós, a qual vem dar qualidade ao acesso às nossas indústrias e segurança a quem se desloca a pé para poder ir trabalhar. Era também desejada porque traz dignidade a uma das principais entradas da nossa cidade”, realçou.
Já quase no final da sua intervenção, o candidato da Coligação voltou a dirigir-se a oposição: “Quem critica o trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo de todo o mandato opta por fazer polémica em vez de fazer política. São aqueles, que desta feita, não de capa e espada, mas atrás de um teclado, de pantufas, na qualidade do seu ar condicionado, vão escrevendo as barbaridades que lhe vão na alma, e tantas vezes gastam o seu tempo a fazer atas enjeitadas com meias verdades que quase ninguém lê, mas que faltam à verdade em quase cada uma das suas linhas, não publicando as respostas que lhe são dadas, nem os esclarecimentos que lhes são feitos, optando por viver na bolha da sua verdade. Pois é, dizer e escrever dá pouco trabalho, fazer é que é uma gaita”, referindo ainda que “são estes os mesmos que durante quatro anos nas reuniões de câmara aprovaram tudo aquilo que era fácil de aprovar, tudo aquilo que ficava bem na fotografia, tudo aquilo que fosse para dar alguma coisa a alguém punham-se em bicos dos pés e votavam favoravelmente tentando recolher os louros, mas quando a decisão era difícil e era preciso ter coragem aí refugiavam-se na cobardia da abstenção. Foram os mesmos que durante quatro anos optaram pela crítica destrutiva porque não têm argumentos, não têm ideias, não têm uma história e porque não são de coração de Rio Maior. Durante quatro anos não se limitaram a criticar os eleitos da Câmara Municipal, conseguiram criticar e gerar desconfiança àqueles, que esteja quem estiver no executivo, estão para servir o que é público, conseguiram criticar e desconfiar dos funcionários municipais, e isto minhas amigas e meus amigos não é só triste, é vergonhoso”, disse Filipe Santana Dias.
O candidato terminou a sua intervenção dizendo: “É com base na confiança das equipas que tenho a honra de representar, é com base na confiança de todos os riomaiorenses, é com o conforto que me dão e a força que me desejam todos os dias, é com tudo isto que tenho a responsabilidade de dizer presente! É com esta força e com esta vontade que vos digo que vou ser candidato à Câmara Municipal de Rio Maior”, concluiu.
Recorde-se que as eleições autárquicas estão agendadas para o dia 12 de outubro, sendo que assumidos publicamente Rio Maior tem para já apenas dois candidatos, Filipe Santana Dias pela Coligação Juntos Pelo Futuro (PPD/PSD / CDS-PP) e Miguel Paulo pelo Partido Socialista, havendo rumores que também o Chega e o PCP já elegeram os seus candidatos à Câmara Municipal.















