

A digitalização continua a ser um dos maiores desafios das empresas no contexto atual, marcado pela inovação tecnológica, pela exigência dos clientes e pela necessidade de otimização de processos. Foi precisamente para responder a estas necessidades que a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém / Câmara de Comércio e Indústria lançou e tem vindo a dinamizar na região a medida Líder + Digital, que contou já com a participação de 90 empresários e gestores da região.
O programa tem vindo a capacitar, com a parceria do Instituto Politécnico de Santarém, do ISLA Santarém – Instituto Politécnico e do Instituto Politécnico de Tomar, gestores e dirigentes da região, dotando-os de ferramentas estratégicas para reforçar a competitividade e a produtividade das suas organizações. Desde 2024, já foram realizadas sete ações formativas, que contaram com a participação de 90 formandos – entre empresários, gestores e colaboradores com cargos de liderança –, em representação de 65 empresas da região.
A opinião dos participantes no projeto é unanime, com todos a reconhecer a pertinência do projeto. Patrícia Santos, da Auto Maximiano Pneus – Sociedade Unipessoal, Lda, de Rio Maior, não foi exceção. A gestora explica que se inscreveu no projeto com o objetivo de adquirir conhecimento em áreas desconhecidas e de procurar soluções inovadoras para otimizar a gestão interna da empresa.
Durante o percurso formativo, destaca o contacto com novas ferramentas digitais e a troca de ideias com colegas e formadores como elementos que lhe permitiram melhorar processos já existentes e introduzir novos métodos de trabalho.
Entre as mudanças implementadas, Patrícia Santos sublinha a criação de um sistema interno de comunicação em tempo real e a introdução de uma ferramenta para utilização de folhas de obra digitais, que vieram simplificar operações e reduzir o uso de papel.
Para a responsável, o maior benefício foi, de facto, a partilha de conhecimentos e experiências. “Foi uma experiência muito positiva. Acrescentei valor à minha pessoa, dei a conhecer a empresa e adquiri competências que já estão a transformar processos internos, dando mais visibilidade e eficiência à organização”, referiu.
Também Paulo Ruivo encontrou no programa uma oportunidade para reforçar competências estratégicas. “A minha motivação foi a necessidade de me capacitar na área de competência desta formação em concreto, de forma a preparar melhor as empresas do Grupo Change In Motion, no presente e no futuro”, referiu o participante da Lipronerg, de Vila Nova da Barquinha.
O gestor sublinha que a formação ajudou a acelerar a implementação de mudanças digitais e destaca, em particular, o reforço do software ERP desenvolvido internamente pela empresa, que permite acompanhar todo o ciclo da jornada do cliente, incorporando fortemente a componente digital.
Na sua perspetiva, o maior benefício foi a capacitação em áreas como o Marketing e a Comunicação Digital, aliada à partilha de experiências com formadores e colegas.
“Foi uma experiência muito positiva e uma ferramenta bastante útil para a capacitação no domínio digital. Estou convicto de que trará vantagens competitivas para as empresas locais e valor acrescentado para os clientes”, concluiu ainda.

Os testemunhos recolhidos são claros quanto à importância da capacitação digital. Tanto Patrícia Santos como Paulo Ruivo consideram que esta deve ser uma prioridade para as lideranças empresariais, pois permite simplificar processos, melhorar a experiência do cliente e garantir competitividade num mercado cada vez mais exigente e tecnológico.
A medida Líder+Digital surge, assim, como um contributo essencial para preparar dirigentes e gestores para um mundo empresarial em constante transformação, oferecendo ferramentas concretas que já estão a gerar resultados visíveis nas empresas da região.
De referir que a medida Líder + Digital é um programa de apoio à liderança que visa reforçar as competências digitais dos gestores e dirigentes, contribuindo para aumentar a produtividade e competitividade das organizações. O projeto é financiado pelo PRR, no âmbito do investimento Empresas 4.0 – Capacitação digital das empresas, Medida 02 “Emprego+Digital 2025”, e está a ser implementado na região pela NERSANT, em parceria com o Instituto Politécnico de Santarém, ISLA Santarém – Instituto Politécnico e Instituto Politécnico de Tomar. O percurso engloba a realização de ações de formação, participação em workshops temáticos e a realização de um diagnóstico digital e plano de ação referente a cada empresa participante.
Desde 2024, já foram realizadas sete ações formativas, que contaram com a participação de 90 formandos de 65 empresas da região. Estas sessões de capacitação revelaram-se fundamentais para dotar as lideranças empresariais de ferramentas e competências estratégicas para uma gestão mais inovadora, eficiente e adaptada às exigências da economia digital.
