

Oito crianças e oito adultos deram entrada nas urgências dos hospitais de Alcobaça e de Leiria desde a tarde de ontem, 31 de julho, com sintomas gastrointestinais, como náuseas, vómitos e diarreia, que estarão relacionados com uma “escorrência anómala” detetada na praia da Nazaré e que obrigou à sua interdição.
A Câmara Municipal da Nazaré emitiu hoje um comuncado onde refere que a praia está interdita a banhos devido “a uma ocorrência técnica registada recentemente no sistema pluvial, acompanhada de maus odores junto à linha de costa”, salientando que “o local foi inspecionado e encontra-se, neste momento, sem sinais visíveis de escorrência ou maus cheiros”.
A autarquia nazarena diz ainda que “no sentido de garantir a qualidade da água e a segurança da população, foram realizadas análises laboratoriais na saída do pluvial por parte de uma entidade acreditada, cujos resultados aguardamos com a maior brevidade possível. Estes serão partilhados publicamente assim que disponíveis”, salienta.
“Por precaução, e até à receção dos resultados das análises à qualidade da água, e por decisão das autoridades competentes, a praia encontra-se interditada a banhos. A Câmara Municipal da Nazaré assegura que continua a acompanhar a situação de perto, com monitorização reforçada e vigilância frequente no local, de modo a prevenir qualquer reincidência”, refere ainda aquela autarquia, que diz reiterar o “compromisso com a saúde pública, a qualidade ambiental e a segurança dos utentes da nossa praia, reconhecida com distinções como a Bandeira Azul, e reforçamos o apelo à serenidade e confiança na atuação dos serviços municipais e das entidades competentes”.
