

A SOLANCIS, com sede em Benedita, Alcobaça, celebra este mês 56 anos de atividade com o reconhecimento do seu percurso no setor da pedra natural: está nomeada em três categorias dos Prémios StonebyPortugal, promovidos pela ASSIMAGRA – Associação de Recursos Minerais de Portugal.
As nomeações incluem:
Arquitetura – Recuperação Histórica do Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel (Portugal), Arquiteto Souto de Moura.
Espaço Público – La Traversée – Amphithéâtre de L’Estelan (Marselha, França), EC Architectes.
Design de Produto – Inverso Design, pelos designers David Amaral (ESAD.CR) e Sara Saramago (IADE) – Projeto vencedor da iniciativa da SOLANCIS – StoneDesignAwards 2022 – que este ano retorna ás Universidades Portuguesas.
Esta é a segunda edição dos Prémios StonebyPortugal. Na primeira, realizada em 2023, a SOLANCIS foi distinguida com o 1.º lugar na categoria de Arquitetura, com o projeto IESE Business School, Madrid.
Com mais de 160 colaboradores, a SOLANCIS é uma das maiores empregadoras do concelho de Alcobaça e reconhecida como uma das mais inovadoras do setor em Portugal e no Mundo. O seu percurso reflete a força de uma indústria enraizada no território e suportada pelo saber-fazer das suas equipas, cuja competência técnica tem permitido levar a pedra natural portuguesa a projetos de referência em todo o mundo.
Em Portugal, além do projeto nomeado, a empresa apresenta a sua pedra em outras obras emblemáticas em todo o país. Em Lisboa apenas, pode encontrar Pedra Natural da empresa em locais como o Terreiro do Paço ou a Praça do Campo Pequeno, e revestimentos de fachada do Centro Cultural de Belém, Fundação Champalimaud ou Templo Mormon. Internacionalmente o portfolio de projetos estende-se a 71 países, fruto dos processos de inovação, qualidade e responsabilidade implementados na SOLANCIS.
Em setembro a empresa marca também presença na Marmomac, a maior feira mundial do setor, que decorrerá em Verona, Itália.
