
28 de março de 2025 fica marcada na história da Benedita e da região, graças à inauguração da 1.ª fase da Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB), cerimónia que contou com a presença do Ministro da Economia, Pedro Reis, e do Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.
Com 53,7 hectares, a 1º fase da ALEB já dispõe de 73 lotes prontos a ocupar. Com uma localização estratégica, e devidamente enquadrada na Serra de Aire e Candeeiros, o investimento superou os 9,5 milhões de euros e irá afirmar a Benedita como um polo industrial de referência, em setores característicos como a pedra, a cutelaria, o calçado, a marroquinaria, e a panificação, entre outros.
Pedro Reis destacou na Benedita a “capacidade extraordinária das gentes desta região de arriscar e de construir o futuro. É realmente notável a vocação exportadora destas empresas, assim como a forte ligação entre a economia e a educação que vos caracteriza, através da interação entre o Externato Cooperativo da Benedita e o tecido empresarial.”
O Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, também destacou “o papel essencial do Externato Cooperativo, ao longo das últimas seis décadas. O empreendedorismo social do Externato está assim na génese do empreendedorismo empresarial da freguesia mais industrializada do país. A ALEB foi pensada para que esta grande capacidade dos beneditenses pudesse ser potenciada. Foi essa a grande visão do Dr. José Gonçalves Sapinho à qual o meu antecessor, o Dr. Paulo Inácio, se dedicou de corpo e alma. Trata-se da maior obra de sempre da Câmara Municipal de Alcobaça, mais de 9,5 milhões de euros de investimento, financiados por verbas comunitárias em 40%. A ALEB é prova viva que o desenvolvimento não é inimigo da natureza, estando perfeitamente enquadrada no Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros. Com uma localização privilegiada no território nacional, as recentes obras de requalificação do IC2, tornam o acesso à zona industrial da Benedita ainda mais fácil e seguro, nomeadamente para sul, na direção da A1, A15 e A8, esperando que o mesmo possa acontecer brevemente para norte”, realçou o edil alcobacense.
Para a Presidente da Junta de Freguesia da Benedita, Maria de Lurdes Pedro, “o sentimento que nos une é a gratidão. A Benedita e os beneditenses têm a sua identidade, mas a Benedita é também Alcobaça, é também Região Oeste. Hoje é dia de agradecermos à Câmara Municipal de Alcobaça, em particular, ao sr. Presidente Hermínio Rodrigues. O caminho foi longo mas está cumprido”, realçou.
