

A segunda edição do NERSANT.IMO – Encontro Imobiliário do Ribatejo decorreu no passado dia 12 de setembro, em Alcanena, e voltou a afirmar-se como um espaço privilegiado de debate e partilha sobre o setor imobiliário em Portugal. Organizado pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém / Câmara do Comércio e Indústria em parceria com o Município de Alcanena, o encontro reuniu vinte expositores ligados à arquitetura, engenharia, construção e mediação imobiliária, e promoveu a conferência “O m² mais caro da Europa: e agora?”, com quatro painéis de debate com oradores de referência nacional que debateram a problemática da habitação e do setor imobiliário.
Na sessão de abertura, o Presidente da Direção da NERSANT, António Pedroso Leal, fez questão de recordar o percurso do evento, iniciado em 2024, em Torres Novas: “A primeira edição do NERSANT.IMO 2024, realizada em Torres Novas, revelou-se um enorme sucesso. Reuniu mais de 50 expositores e mais de 300 participantes, colocando a região no centro do debate nacional sobre este setor estratégico. Infelizmente, o Município de Torres Novas deixou escapar para mãos alheias um dos melhores pavilhões de exposição da região. Hoje, graças ao sentido de responsabilidade e visão estratégica, coube ao Município de Alcanena agarrar esta oportunidade. Quero, também por isso, saudar a Câmara Municipal de Alcanena e o seu Presidente, pelo espírito de cooperação e pela capacidade de perceber que este evento não é apenas da NERSANT, pertence a toda a região, é de todos nós, e deve ser entendido como um impulso ao nosso crescimento coletivo.”
O Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Rui Anastácio, destacou, por sua vez, a aposta do Município na reabilitação urbana, sublinhando o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido a nível local e que é hoje reconhecido como pioneiro em Portugal: “O Município de Alcanena tem desenvolvido um trabalho pioneiro a nível nacional na área da reabilitação urbana. Receber o NERSANT.IMO é, para nós, uma oportunidade de partilhar experiências e de afirmar o papel que as autarquias podem e devem ter na resposta aos desafios da habitação e da valorização dos territórios.”
O programa conferencial, moderado ao longo do dia por Rui Serrano, arquiteto e Vice-Presidente da Direção da NERSANT, abriu com o painel dedicado ao impacto da nova Lei dos Solos na habitação e às suas implicações nos territórios, contando com a intervenção da AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, da APPC – Associação Portuguesa de Projetistas e Consultores, da APPII – Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários e da PLMJ Advogados. Seguiu-se um segundo momento de debate dedicado às oportunidades da construção industrializada no âmbito do PRR, que reuniu a GreenLab, o Novagente Group, o Grupo Casais e o dst group.
A reflexão sobre o futuro do imobiliário, com foco em estratégias de investimento e financiamento, esteve em destaque no terceiro painel, que trouxe ao palco a CBRE Portugal, da JLL Portugal. Seguiu-se intervenção do especialista Álvaro Santos, fundador e sócio-gerente da Agenda Urbana – Estudos e Consultoria, Lda..
A conferência encerrou com um painel dedicado aos desafios da habitação e às respostas municipais, com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Rui Anastácio, do Secretário Executivo da CIM Médio Tejo, Miguel Pombeiro, do Vereador da Câmara Municipal do Porto, Pedro Baganha, e do Diretor da Direção de Inventariação e Promoção do Património para Habitação do IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, Paulo Reis.
A par da conferência, a área de exposição foi um espaço de dinamização e networking, onde os vinte expositores presentes puderam apresentar soluções, estabelecer contactos e criar novas oportunidades de negócio. Às 17:30, o NERSANT.IMO 2025, promoveu ainda a realização do workshop sobre a digitalização no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção, em parceria com a Zumer e a LIMSEN.
De referir que o NERSANT.IMO 2025 realizou-se na Startup Alcanena em parceria com o Município, com o patrocínio do Crédito Agrícola Porto de Mós. Apoiaram ainda a iniciativa as empresas PixRay e Next Step Publicidade. No evento, ficou ainda a promessa do regresso do evento em 2026, noutra localização do Médio Tejo.
