
Foi inaugurado ontem, 21 de maio, o Balcão SNS 24 que permite aos munícipes marcarem consultas e exames, solicitar a medicação habitual, baixas médicas, marcar consultas de telemedicina, entre outros, facilitando o acesso da comunidade aos cuidados de saúde. Este serviço passa também, a partir de hoje, a estar disponível na Carrinha do Cidadão que percorre todas as freguesias do concelho de Abrantes.
O Balcão SNS 24 abriu esta quarta-feira, dia 21, nas novas instalações da Junta de Freguesia de Alferrarede, na Rua do Comércio, nº 32 (largo do antigo cinema de Alferrarede), e na Carrinha do Cidadão, sendo o primeiro balcão deste género na região do Médio Tejo com o objetivo de melhorar o acesso dos munícipes aos cuidados de saúde primários e evitar que as pessoas se desloquem ao Centro de Saúde para solicitar receitas ou marcar consultas, a título de exemplo.
Este balcão SNS 24 surge na sequência de um protocolo entre o Município de Abrantes e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e Unidade Local de Saúde do Médio Tejo no âmbito do qual os funcionários da Junta de Freguesia recebem formação especializada pelos SPMS para prestar o apoio necessário ao cidadão.
Na abertura deste novo espaço, que coincide com as novas instalações da Junta de Freguesia de Alferrarede, substituindo as instalações na Avenida Farinha Pereira (Olho de Boi), o Presidente da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, Bruno Tomás, começou por dizer que “este é um dia muito importante para a Junta, com serviços de proximidade no centro de histórico de Alferrarede”, acrescentando que “a Junta de Freguesia hoje, não serve apenas e só para limpar ruas e cortar ervas, serve também para a proximidade ao cidadão com o apoio no preenchimento do IRS, queimas e queimadas e agora com este Balcão SNS 24 para que não haja tanta pressão nos nossos serviços de cuidados de saúde primários”. “Acreditamos que é uma mais valia para todos aqueles que querem tratar das suas questões de saúde”, salientou.
João Oliveira, Diretor do Centro Nacional de Telessaúde do SNS 24, afirmou que “é um gosto estar a abrir mais um Balcão SNS 24, já são mais de 400 a nível nacional” e, destacou que “a proximidade à população é o mais importante neste balcão, é um serviço alternativo que não substitui o Centro de Saúde, mas é um complemento”.
Por sua vez, Casimiro Ramos, Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULSMT), destacou que “estas instalações e este serviço são para nós muito importantes, uma vez que a estratégia, desde o início, é facilitar o acesso aos cuidados de saúde”. “Abrantes tem sido pioneira em várias medidas implementadas ao nível dos serviços de proximidade e tem agora o primeiro Balcão SNS 24 do Médio Tejo”, reforçou Casimiro Ramos que pretende alargar estes protocolos aos restantes municípios do Médio Tejo. “Não vai resolver tudo, mas é mais um serviço que vai permitir marcar consultas, marcar exames, marcas consultas de telemedicina, atualizar os registos do utente, entre outros”, concluiu.
Manuel Jorge Valamatos, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, realçou que “para fixarmos pessoas aos nossos territórios, precisamos de criar boas condições, e hoje temos aqui um bom exemplo disso, onde as pessoas podem encontrar alternativas, soluções para os seus problemas, de forma fácil”.
O Presidente do Município anunciou que a Carrinha do Cidadão também está a funcionar com o Balcão SNS 24 explicando que é uma “estrutura móvel capaz de chegar ao que estão longe das estruturas informáticas e dos meios digitais. Dentro da Carrinha do Cidadão serão prestados estes serviços no âmbito dos cuidados de saúde primários, capaz de responder às necessidades das pessoas em diferentes locais do nosso concelho e desta forma podermos fixar as pessoas”.
“Este é um trabalho para os abrantinos, para que as pessoas tenham mais qualidade de vida, possam ter os seus problemas resolvidos de forma mais fácil e que nenhum cidadão fique para trás”, salientou, avançando que é intenção do Município que “este Balcão SNS 24 possa ser alargado a outras freguesias”.
Num futuro breve, pretende-se que a Carrinha do Cidadão preste serviços de enfermagem.
No novo polo de Alferrarede da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, o munícipe encontra o espaço de atendimento ao freguês, numa primeira sala, que ajuda no preenchimento do IRS, na comunicação das queimas e queimadas, na declaração de residência, entre outros, e o Balcão SNS 24 funciona numa sala com mais privacidade para o cidadão tratar dos seus assuntos de saúde e fazer consultas de telemedicina de cuidados de saúde primários e também teleconsultas com especialidades médicas do hospital feitas a partir deste Balcão SNS24.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira – Das 9h às 13h e das 14h às 17h.
